Você sabe o que um Scrum Coach faz?

Por que eu resolvi escrever esse post ?

Bom, vejo muito as pessoas falando de coaching, porém, sinto que não há uma clara percepção no mundo ágil do que realmente é um trabalho de Coaching, qual a importância do papel do Coach em um processo, seja ele qual for.

Por isso resolvi escrever algo a respeito deixando claro que é uma opinião minha sobre o assunto, e que vou falar de forma bem abrangente.

O que é coaching?

Coaching é um processo que visa aumentar a performance de um indivíduo – seja ela pessoal ou profissional com um papel específico – um grupo de profissionais com um objetivo comum ou uma empresa, gerando resultados positivos com metodologias, ferramentas e técnicas, conduzidas por um profissional em uma parceria com o cliente.

Coaching é o processo de evocar a excelência em seus clientes, promover excelente performance a curto, médio e longo prazo e potencializar seu poder.

Coaching estimula uma forte comunicação, identificação e reformulação de valores, metas e busca de soluções.

Coaching é uma habilidade de gestão e gerenciamento de pessoas, indispensável para executivos e líderes.

O que não é coaching?

Coaching não é terapia, aconselhamento, psicologia, consultoria ou mentoring. O coaching é uma abordagem pragmática focada na realização de um ou mais objetivos específicos.

A principal diferença entre o Coach e uma Terapia é que uma terapia tenderá a focar nas experiências e nos sentimentos relacionados a eventos passados, tratando de distúrbios e desequilíbrios emocionais. Já o Coaching irá atuar fortemente com disciplina orientada ao ajuste dos objetivos e encoraja o cliente a seguir em frente na conquista dos mesmos e de novas realizações.

O aconselhamento, mentoring e consultoria não podem ser comparados com Coaching porque conselheiros e consultores fornecem conselhos indicando, falando o que deve ou não ser feito. Em contrapartida, o Coaching irá atuar com o cliente questionando, dando possibilidades e ferramentas para que ele conquiste suas próprias soluções, respeitando sua cultura, valores e princípios. Enfim o coaching não realiza mudanças no cliente, mas sim, o ajuda a descobrir se precisa ou não de uma mudança e contribui fortemente nesse processo que é a parte mais difícil para o cliente — a fase de transição de uma realidade para outra, muitas vezes quebrando paradigmas, idéias fixas, crenças e valores, o que torna dura e difícil a mudança. E se estamos sozinhos é uma tendência natural do ser humano manter-se na zona de conforto. É nesse momento que o papel do Coach é extremamente importante, pois ele será o agente de mudança que irá sempre conduzir o seu cliente com foco em sua meta e não permitindo que o mesmo permaneça acomodado.

O papel do Scrum Coach

O Coach é o agente de mudança responsável por promover a seu cliente a busca de novos entendimentos, alternativas e opções que façam com que ele amplie suas realizações e conquistas. Sempre focado no futuro com o intuito de aumentar a performance, mudança, transformação ou aprendizado; fazer com que o cliente entre em ação de forma mais efetiva e focada.

Definir de forma clara quais são seus principais objetivos com a implementação da framework em sua empresa, traçar um Road Map para atingir esses objetivos com metas e foco no processo. Isso é o mínimo que você pode esperar de um Scrum Coach para fazer com que a implementação do Scrum em sua empresa seja bem sucedida.

Além disso: garantir que os paradigmas da empresa sejam quebrados, desmistificando as “crenças limitantes” que impedem o processo de mudança sem afetar a cultura, diminuindo as dores da mudança, diminuir os riscos com ferramentas como gains and losses para minimizar perdas, dar manutenção de ganhos e produzir uma congruência sistêmica, trabalhar de forma efetiva na educação do time, fornecer ferramentas eficientes no estimulo da comunicação, descobrindo os pontos fracos e trabalhar na melhoria contínua, habilidades para superar barreiras e remover os impedimentos para alcançar seus objetivos. Enfim, garantir que a implementação seja bem sucedida e conduzi-la da melhor forma possível dentro da cultura da empresa.

No próximo post sobre o assunto irei focar mais no papel de um Agile Coaching atuando como um agente de mudança dentro de uma organização.

Até mais.

fmilani

2 Comments

  1. Boa indicação.

    Estava conversando com um amigo e ele me comentou como agora “todo mundo” é Coach!

    Mas será que todos estes fazem Coaching? Ou fazem apenas consultorias prescritivas?

  2. Pois então Daniel, isso é um assunto, na minha opinião, bastante delicado e perigoso.
    Ao meu ver, não podemos fazer consultorias prescritivas e dizer que estamos fazendo coaching, pelo que vi até agora e estou estudando sobre o assunto são coisas bem diferentes !
    Um excelente colocação, parabéns e obrigado pelo comentário.
    []s

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *