Conversa Rápida – Retrospectiva e Palestras

A primeira edição do Conversa Rápida foi realizada nessa segunda feira, dia 2.

(Se estiver interessado apenas nas palestras, pode pular para o fim do post)

Além de ter sido muito divertido para os palestrantes e participantes, o formato do evento agradou a todos. Isso era uma preocupação da organização, pois nunca tínhamos feito algo assim.

Basicamente, foram 12 palestras de 5 minutos (mais uma orientação do que uma regra). Mas o que tornou o evento mais interessante, além dos palestrantes (muito obrigado Alexandre, Fabiano, Edmilson e Juliano) e o público (muito obrigado a todos que vieram até a AdaptWorks em uma segunda feira com trânsito recorde), é que apenas os palestrantes sabiam sobre o que iam falar. Propositadamente não houve divulgação das palestras. E isso foi bem recebido pelo público.

O objetivo da não divulgação das palestras é tirar todos da zona de conforto e poder discutir sobre assuntos que voluntariamente muitos não procurariam, mas que fazem muito sentido para Desenvolvimento Ágil.

Além disso, houve uma boa variedade de formatos de palestras, o que tornou tudo ainda mais dinâmico. Alguns palestrantes usaram apresentações mais tradicionais (slides), outros usaram o quadro branco, e em algumas não foi usado material de apoio. Até mesmo uma dinâmica de grupo aconteceu durante uma das apresentações.

Após a sequência de palestras, precisávamos colher o feedback do público. Ao invés de usar os tradicionais questionários, optamos por uma Retrospectiva Ágil. Além de diversos post-its elogiando o evento, conseguimos identificar vários problemas a serem resolvidos para a próxima edição.

Novamente, muito obrigado a todos que puderam vir. E para os que não puderam, todas as palestras foram filmadas e estão agora no youtube. Segue a lista delas:

A internet não é a sua casa – Jonas Abreu
Ambiente para Inovação – Jonas Abreu
Certificados Digitais – Juliano Alves
Criando Melhores Apresentações – Edmilson Miyasaki
E quando a empresa não é ágil? – Juliano Alves
Expressividade de Código – Jonas Abreu
Liderança técnica não é sinônimo de bons líderes – Fabiano Milani
Opressor x Oprimido – Jonas Abreu
ProductOwner – Ação Requerida – Alexandre Magno
Recursão – Jonas Abreu
ScrumMaster – Ação Requerida – Alexandre Magno
Time – Ação Requerida – Alexandre Magno

jabreu

4 Comments

  1. Parabéns pela iniciativa!

    Em um tempo curto (5 a 8 min) da pra passar bastante informação relevante e dar um “empurrão” para as pessoas pesquisarem mais sobre os assuntos e se aprofundarem.

    Fabiano, ótimo video e palestra com uso de mapa mental, show!
    AxMagno, ótimas dicas sobre ações importantes para manter tudo funcionando!
    Edmilson, boas dicas sobre apresentações, aaaa se todo palestrante entendesse isso… as palestras seriam bem mais produtivas! 😉

    Não vi ainda os outros vídeos, mas assim que ver deixo um comentário.

    Mais uma vez, parabéns pela iniciativa!

  2. Na palestra sobre ambiente para inovação, qual o nome do livro e autor que foi citado no início? Não consegui captar direito pelo áudio.

  3. @Evandro,

    o livro se chama Artful Making, do Lee Devin e do Robert Austin.

    @Michel

    Obrigado pelo apoio 🙂 E por favor deixe as suas impressões dos outros vídeos também 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *