XLVI Encontro do SPIN-Campinas

Olá pessoal,

Estão abertas as inscrições para o XLVI Encontro do SPIN-Campinas, que acontecerá no dia 02 de Agosto de 2011, das 13h30 às 17h, na Motorola – Jaguariúna. No encontro serão realizadas três apresentações sobre SCRUM. São elas:

1) Vivenciando Scrum: experiências e desafios

Resumo: Temos experimentado Scrum há um bom tempo tendo, atualmente, 100% dos nosso projetos sendo desenvolvidos neste estilo: de sistemas para órgãos públicos a sistemas bancários. Nosso objetivo é relatar os principais desafios enfrentados durante a implantação, os benefícios obtidos e, também, o que temos experimentado de novidades nesse mundo agile.

Palestrante: Leandro Guimarães (Dextra Sistemas)

Leandro Guimarães atualmente é Gerente de Projetos na Dextra Sistemas. Com formação pelo COTUCA e pela UNICAMP, atua há mais de 10 anos no mercado de TI tendo se encantado com Scrum e Metodologias Ágeis desde 2008 atuando como membro Time e, também, como Scrum Master.

2) Ambiente de Desenvolvimento e Execução de Testes Automáticos para times SCRUM

Resumo: A automação de testes é uma atividade que aumenta significativamente a chance de sucesso de projetos que empregam processos ágeis como o SCRUM, uma vez que nestes processos são empregados ciclos curtos de desenvolvimento e entrega para o cliente e o custo de testes de regressão aumentam muito conforme as funcionalidades vão ficando prontas. Para que se consiga uma automação de testes efetiva, os testes devem ser fáceis de escrever e simples de executar, além de estarem em um processo que os execute de forma automática de forma periódica. Neste sentido, a MATERA Systems tem utilizado técnicas de construção de scripts de teste com DSL (Domain Specific Language) em seus projetos com metodologias ágeis. Estas técnicas, aliadas a ferramentas de integração contínua para execução automática dos testes, fazem com que os desenvolvedores “acreditem” no ganho que os testes oferecem em seu dia a dia e passem a se engajar na escrita dos testes. A simplificação da forma de escrita dos testes pela DSL também permite que os analistas de teste aumentem a cobertura dos testes automatizados, agregando ainda mais valor a esta atividade. Nesta apresentação serão mostrados algumas das técnicas aplicadas na MATERA Systems para a construção de testes automatizados com o uso de DSL e a combinação dos testes em um ambiente de integração contínua. Serão mostrados alguns estudos de caso onde estas atividades foram cruciais para o sucesso de projetos que fizeram uso de práticas de SCRUM, incluindo também uma experiência em projetos de manutenção/evolução de sistemas.

Palestrantes: Danival Calegari e Alexandre Pinto (MATERA Systems)

Mestre em Ciência da Computação pela Unicamp, Danival Calegari atua há mais de 10 anos em soluções usando linguagem Java. Participou de vários projetos de desenvolvimento de sistemas corporativos para empresas de telecomunicações, energia elétrica, universidades e bancos. Nestes projetos atuou como arquiteto, desenvolvedor e especialista em integração de sistemas. Atualmente, atua como líder técnico na MATERA Systems, onde realiza a definição da arquitetura, acompanhamento técnico e implementação das soluções desenvolvidas pela empresa nas áreas bancária e projetos sob encomenda. Também atua como instrutor na Globalcode, tendo acumulado mais de 1000 horas de aula em cursos nas carreiras Java e Web. Foi palestrante em eventos nacionais e internacionais, como JustJava, TDC e JavaOne. Possui certificações Sun Certified Java Developer, Sun Certified Business Component Developer e Sun Certified Web Component Developer.

Alexandre Pinto é Engenheiro de Computação pela Unicamp, com mestrado na mesma Universidade e MBA pela Fundação Dom Cabral. Trabalha na MATERA Systems há 10 anos tendo atuado durante este período como gerente da área de Desenvolvimento e Integração de Sistemas e da área de Novas Tecnologias da empresa. Atualmente, coordena a área de desenvolvimento da suíte MATERA Gestão Empresarial (ERP).

3) Competências de um ScrumMaster : Liderança servidora, facilitação e coaching na gestão de projetos com Scrum

Resumo: Provavelmente você já ouviu falar ou teve um líder (chefe, gestor) que deixou muitos liderados insatisfeitos com sua maneira de liderar, e a boa notícia é que isso está mudando. Grandes empresas, grandes gurus do mundo corporativo estão quebrando paradigmas com suas citações que estão agradando a muitos e desagradando muito mais. Atualmente estão falando muito que um bom líder tem que possuir boas técnicas de facilitação e coaching, ter habilidades de liderança, estar comprometido e ser educador. Essa palestra irá focar justamente em mostrar de maneira abrangente essas habilidades necessárias para se tornar um bom líder, passando conceitos essenciais que irão auxiliá-lo no dia-a-dia de trabalho onde veremos assuntos como o fim do comando-controle, conceito de liderança servidora, Liderança nível 5, Liderando à maneira de Sócrates, Forming – Storming – Norming – Performing além de algumas ferramentas de coaching para auxiliar em tomadas de decisão, controles emocionais, dentre outras, que auxiliam o dia a dia de trabalho de um ScrumMaster.</>

Palestrante: Fabiano Milani (AdaptWorks)

Fabiano Milani é Co-fundador da AdaptWorks (www.adaptworks.com.br) e AdaptIdeas (http://www.adaptideas.com.br/) que fazem parte do grupo AdaptCo, com mais de 15 anos de experiência na área de T.I., é Certified ScrumMaster e Certified Scrum Professional pela Scrum Alliance e Certified Personal e Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, graduado em Matemática Plena Licenciatura e Bacharel em Informática, participando de projetos de variadas dimensões de lead time, escopo e investimento, já atuou como instrutor, desenvolvedor e coordenador de desenvolvimento, atualmente é Diretor Executivo da AdaptIdeas criadora do www.procurandocursos.com e faz parte do time da AdaptWorks atuando como Trainer, Scrum Coach, consultor e coach em liderança e gerenciamento de projetos com metodologias ágeis, como Scrum, XP e FDD

O evento é gratuito! Para se inscrever, envie um e-mail para Fernanda Azevedo Oshiro (fernanda.a@motorola.com), informando o nome completo, RG, empresa, e-mail e placa do carro dos inscritos, até dia 28 de Julho de 2011. As vagas são limitadas!

O endereço da Motorola é Rodovia SP 340, Km 128,7 – Tanquinho – Jaguariúna-SP (veja no mapa).

Contamos com sua presença!

belias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *