FBI Exibe Caso de Sucesso Utilizando Scrum

Dias atrás, o CIO postou um artigo relatando um caso de sucesso no uso de Agile pelo FBI (http://www.cio.com/article/714333/How_the_FBI_Proves_Agile_Works_for_Government_Agencies).

De acordo com o artigo, o projeto já havia consumido mais de US$ 1bi em mais de uma década de tentativa de desenvolvimento, passando pelas mãos de duas empresas, até que tomaram a decisão de desenvolverem o projeto internamente utilizando Scrum.

Mas o sucesso do projeto não veio simplesmente pela adoção de Scrum—e isto é uma coisa que sempre gostamos de frisar—, mas sim, pela decisão de utilizar o método de gestão mais adequado de acordo com o projeto.

Em cima disso, o GAO (Government Accountability Office) emitiu um relatório com seu parecer, onde chama a atenção alguns pontos:

  • O sucesso depende de times excepcionais (mas não necessariamente de excepcionais desenvolvedores)
  • Agile funciona mesmo em organizações extremamente burocráticas—ao contrário do que muita gente acredita.
  • Lute para ser mais ágil ao invés de tentar usar ágil. Seguir a filosofia de Agile é muito mais importante do que seguir passos determinados (mesmo que sejam fazer Agile).
  • Existem pontos bastante desafiadores: desafios quanto a colaboração, staff comprometido, falta de confiança, etc.

Mas o ponto mais importante foi a de que, embora encarassem esses desafios, os stakeholders também se comprometeram com o resultado e demonstraram atitudes bastante flexíveis às práticas ágeis. E isso fez toda a diferença. Afinal, poderiam simplesmente terem sentado em cima da burocracia e tudo teria ido água abaixo.

Enfim, sucesso com Agile é sempre possível, mas contanto que todos incorporem o espírito de Agile, vá à luta e se preparem para uma boa mudança cultural.

emiyasaki

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *