Scrum conquista espaço em grandes corporações nacionais e profissionais com certificação ganham vantagens competitivas

“Com poucos especialistas para atender à crescente demanda, empresas oferecem acréscimo salarial, de até 30%, para quem comprove qualificação em Scrum.”

Em expansão no mercado de TI, a aplicação do Scrum tem ganhado força entre as empresas nacionais. O método, que surgiu nos anos 90, permite gerenciar projetos de TI compartilhando tarefas e cronogramas entre gestores, analistas e clientes envolvidos, assim como organizar a entrega das tarefas por fases, denominadas sprints. De acordo com Alexandre Magno, um dos pioneiros na disseminação do método no País, o conceito está se popularizando por garantir que projetos estejam aptos a lidar com as constantes mudanças que ocorrem durante o percurso.

“A essência do Scrum está na adaptação a mudanças e novos cenários durante o andamento do projeto. Os times são preparados para analisarem constantemente o que estão produzindo e avaliarem a necessidade de possíveis mudanças para que o resultado desejado seja alcançado da melhor forma, otimizando assim o retorno sobre o investimento realizado.”, explica Magno, primeiro Certified Scrum Trainer do Brasil e considerado o instrutor que mais capacitou profissionais para utilização do Scrum em Língua Portuguesa.

Visando otimizar seus processos muitas companhias brasileiras estão investindo na capacitação de seus atuais funcionários e considerando a qualificação em Scrum um fator determinante para novas contratações. “A familiaridade com o dia a dia do Scrum tornou-se uma vantagem competitiva para os profissionais e pode representar uma diferença no salário de até 30% em favor de quem possui, além de experiência prática, uma certificação na área em seu currículo. As empresas entendem que o profissional que trabalha com Scrum pode ser mais produtivo e mais focados na geração de valor”, esclarece Magno.

Para suprir a carência existente no mercado brasileiro de instituições que disseminem a cultura do Scrum, Alexandre Magno fundou a AdaptWorks. Há 3 anos no mercado de capacitação voltada para a metodologia ágil, a empresa diferencia-se pelo perfil construtivista, oferecendo mecanismos para que profissionais e líderes implementem Scrum em seus times e disseminem a cultura dentro de suas companhias.

“Para conseguir os melhores resultados, o Scrum precisa ser implementado de dentro para fora nos times. É uma mudança que deve acontecer primeiro na cabeça dos profissionais, que precisam abraçar a ideia e dividi-la com seus companheiros. Não adianta a empresa simplesmente investir em consultoria se não tiver um time convencido das vantagens do Scrum. É por isso que optamos por trabalhar mais fortemente na educação destes conceitos”, afirma Magno. Nos treinamentos ministrados pela AdaptWorks grande parte dos alunos faz a matrícula por iniciativa própria, em busca de diferenciais para a carreira. No entanto vem crescendo, cada vez mais, a procura por parte das companhias, não só de TI mas também de agências de publicidade, por exemplo, que buscam capacitação para suas equipes disseminarem o Scrum no ambiente de trabalho.

belias

2 Comments

  1. Excelente notícia! Empresas de Curitiba e Região que estejam procurando por profissionais de Scrum… podem me procurar!!!

  2. Muito bom Beto. Sem vocea jamais tmioaers estes momentos registrados. Espero que a ABES tenha como armazenar este acervo para no futuro relembramos o nosso passado. As coisas boas que estamos fazendo Uma abrae7o, Vitorio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *