Scrum é porta de entrada para métodos ágeis em empresas tradicionais

Cada vez mais empresas de fora do universo de TI buscam agilidade e encontram no Scrum um método ideal para auxiliar os iniciantes.

Os diversos métodos ágeis para o desenvolvimento de softwares vêm, há alguns anos, ganhando destaque entre os profissionais voltados ao segmento de TI. Dentre todas as opções existentes para otimizar o trabalho e a sinergia entre as equipes, a que ganhou mais destaque foi o Scrum.

“O Scrum é o método ágil mais difundido entre os brasileiros e funciona como uma porta de entrada para quem quer adotar o Agile, pois absorve muito bem os elementos de outras metodologias e é adaptável”, explica Manoel Pimentel, coach da AdaptWorks, uma empresa de treinamento e consultoria que acredita na disseminação do conceito através da divisão de conhecimento entre os membros da equipe.

A analista de suporte sênior da gerência, metodologia e qualidade de sistemas de uma das maiores instituições financeiras do mundo, com sede no Brasil, Rosane Cortez concorda com Pimentel: “A estrutura bem definida do Scrum faz com que esta seja a opção mais fácil de aplicar em equipes iniciantes na adoção de metodologias ágeis”, afirma.

Segundo ela, os métodos ágeis estão ganhando espaço no mercado, inclusive entre empresas mais tradicionais, pois proporcionam respostas mais rápidas às mudanças do sistema, com menor impacto no desenvolvimento; maior flexibilidade da solução e satisfação do cliente, com maior qualidade do sistema; maior frequência de entregas de software funcionando.

Para Ricardo Maciel, analista de suporte sênior, os profissionais estão sempre atentos a novas técnicas e aos benefícios que elas podem proporcionar. “O primeiro contato com essas metodologias costuma ocorrer através de livros, depois partimos para treinamentos e experimentação”, explica o profissional, que também trabalha em uma instituição tradicional.

Ele ainda ressalta que durante o processo de implantação e adaptação ao método, a equipe pode contar com o apoio de consultores mais experientes de mercado.

“O Agile é composto por diversos métodos, porém o Scrum continua sendo o mais difundido deles no mercado brasileiro. É muito comum ver profissionais que fazem o curso e difundem o conhecimento dentro de suas empresas, multiplicando o conhecimento e engajando mais profissionais para trabalhar com os métodos ágeis”, esclarece Pimentel.

Entre as principais dificuldades encontradas pelas equipes que trabalham com Scrum em empresas tradicionais está a necessidade de convencer a diretoria a respeito dos benefícios do método e comprovar que houve ganho com os resultados. “Muitos profissionais se inscrevem para fazer o curso por iniciativa própria e depois trazem suas equipes com o apoio da empresa”, conclui o coach da AdaptWorks.
business_group1-300x225

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *