Elaboração de um Product Backlog Efetivo

Scrum é um framework para gerenciamento de produtos, baseado em desenvolvimento iterativo e incremental. O seu ciclo inicia com uma lista de funcionalidades desejadas para o produto, priorizada pelo cliente, então o time escolhe as funcionalidades que se compromete em desenvolver, geralmente  com iterações de 1 a 4 semanas.

Podemos notar que esse ciclo é bem definido, tendo como ponto de partida o Product Backlog, mas o Scrum não tem nenhuma definição de como construir um Backlog. Sempre nos deparamos com as perguntas:

  1. Como chegar ao Backlog?
  2. Como construir algo que tenha valor?
  3. Como encontrar a real necessidade do cliente?
  4. Como definir o que é prioridade para o cliente no primeiro momento?

Tentando responder essas perguntas, depois de diversas experiências em vários clientes, nasceu o “PBB – Product Backlog Building”. O PBB tem como principal objetivo ajudar na construção de um Backlog de uma forma compartilhada, construindo um entendimento compartilhado, levando todos os envolvidos ao entendimento colaborativo do domínio do negócio, ou seja, todos compreenderem o contexto do negócio.

Tem como objetivo vivenciar na prática a construção de um Backlog através do Product Backlog Building (PBB) um processo de construção do Product Backlog que utiliza o Backlog Canvas como ferramenta. Essa dinâmica leva todos envolvidos do negócio a uma experiência prática de elaboração e definição de um Product Backlog Efetivo totalmente consistente e alinhado com os valores de negócio do cliente.

Principais objetivos:

  1. Ajudar na construção de um BACKLOG de um forma efetiva e colaborativa.
  2. Construir um entendimento compartilhado do negócio do cliente, facilitando a descoberta e compreensão do produto.
  3. Buscar uma maneira de descrever a experiência do usuário com o produto.
  4. Facilitar a descoberta e escrita de User Stories.
  5. Priorizar por alinhamento de expectativas e metas.
  6. Ter como resultado um Product Backlog totalmente alinhado com o valor de negócio do cliente.

PBB é representado por um canvas (Backlog Canvas) que tem um fluxo bem simples e de fácil compreensão, principalmente para facilitar o entendimento do cliente, pois sua participação é de suma importância nesse processo de construção.

O fluxo de uma forma linear ajuda a organizar a visão geral do negócio e alinhar o valor de negócio, a compreenção e o que o projeto irá agregar ao final, junto com a ferramenta “Backlog Canvas” que ainda deixa todo o levantamento de requisitos organizado de forma visual.

Categorias deste post

Agile, Gestão de Produtos, Portfólio, Requisitos, Scrum

Deixe o seu comentário: