Personas Ágeis para User Stories

Descrição completa

Por que personas são relevantes em contextos ágeis?

Em projetos ágeis “personas” devem ser vistas como uma ferramenta fantástica nas mãos de um time.
A equipe do Product Owner (composta pelo P.O., especialista em experiência do usuário, analista de negócios…) pode, facilmente, utilizar de “personas” para alinhar suas expectativas com o time funcional (arquitetos, desenvolvedores, testes…) proporcionando uma visão compartilhada e realista do produto em desenvolvimento. E usar personas pré-definidas como atores de user stories farão com que os requisitos descritos tenham mais credibilidade e mais envolvimento, aproximando-os ainda mais da realidade.

Detalhando:

personas-ageis-para-user-storiesPersonas é uma ferramenta de usabilidade que utiliza pessoas fictícias para representar usuários. Utilizamos personas em projetos centrados no usuário (For Them By Us), definindo os objetivos e desejos dos reais usuários, orientando decisões como: a interface, a navegação, os recursos e demais elementos do projeto de design.

Usar personas é recomendado quando não há nenhuma documentação sobre quem é o usuário do seu produto ou se quer especializar a UI (user interface) do produto para o seu público alvo, com base em pesquisas entrevistas, etc. Mas quando estamos em um projeto onde o usuário final não é humano, por exemplo um sistema system-to-system, uma API, etc. onde nenhum que irá interagir com o sistema é humano acho que não faz muito sentido usar personas.

personas-ageis-para-user-stories_2E como explica Martin Fowler, User Stories focam nos objetivos
do usuário e como o sistema alcança esses objetivos. User Stories devem ser curtas, simples e claras. Devemos conseguir escrevê-las em um simples e pequeno cartão

Alguns perguntarão o motivo desta proposta estar em “Design” – lembrando que design é a idealização, criação, desenvolvimento, configuração, concepção, elaboração e especificação de objetos que serão produzidos. O projeto de design necessita de uma análise informacional, a partir de um ponto de vista. Detectar corretamente as “personas-usuárias” e relacioná-las ao objetivo do projeto (user stories) é essencial para um bom planejamento, de modo que as ações sejam tomadas de forma correta – assim, segue esta proposta, pois para quem é designer, quem é o usuário, e quem é o público final, representa o primeiro passo.

Sugestão de dinâmica para aprendizado de Personas

Mecânica do Workshop

1) O grupo de participantes será dividido em 5 times, através de uma dinâmica simples, baseada na diversidade de informações sobre os próprios participantes (onde moram, onde trabalham, cargo exercido, idade, sexo, etc.) fazendo-os mixarem-se em times que prevaleça a diversidade. (time-box 5 minutos)

2) Um sistema web “fictício” em desenvolvimento será mostrado: loja online de feijoadas delivery. E algumas informações sobre cozinheiros, fornecedores de ingredientes e clientes desta loja online de feijoadas delivery serão apresentados: em slides e cartões de papel e entregues aos times.
A facilitadora se nomeará Product Owner principal do produto: loja online de feijoadas delivery. (time-box 5 minutos)

3) Uma introdução sobre personas “driven-design-personas” será apresentada aos times: em slides e cartões de papel e entregues aos times. (time-box 15 minutos)

4) Serão solicitados a criação de mais 2 personas por time, a partir das informações apresentadas previamente. (time-box 10 minutos)

5) Uma introdução sobre user stories, baseadas nos 3Ws e 3Cs será apresentada aos times: em slides e cartões de papel e entregues aos times. (time-box 10 minutos)

6) Serão solicitados a criação de mais 3 user stories por time, a partir das informações apresentadas previamente para as 2 personas criadas pelo próprio time. (time-box 15 minutos)
– Durante o processo de criação, de personas e US pelos times, a facilitadora irá circular pelos participantes esclarecendo dúvidas e pontuando conceitos dados.

7) Os times apresentarão suas personas e user stories para os demais participantes, com pequenas intervenções da facilitadora para garantir time-box e ressaltar conceitos vistos. (time-box 15 minutos)

8) Encerramento e dúvidas. (time-box 5 minutos)

Benefícios

Uma grande vantagem de se utilizar personas é que se pode facilmente interligá-las com user stories, em substituição do “ator”. Isto faz com que suas personas e user stories tenham mais credibilidade e mais envolvimento, aproximando ainda mais da realidade.

E a melhor forma de aprender sobre personas e interliga-las com user stories de um produto, é escrevendo ambas. Hand´s on.

___________________________________________________________________________________________________________________

Gostou? Fique ligado no nosso blog que logo logo tem mais!

Não esqueça de deixar seu comentário 😉

Facebook  |  Twitter  |  Linkedin | Youtube

Categorias deste post

Técnico, Time de desenvolvimento

Deixe o seu comentário: