O que buscar em uma plataforma ALM Agile ?


Application Lifecycle Management
(ALM) é o processo de gestão de todas as fases do ciclo de desenvolvimento de software a partir de requisitos iniciais até o lançamento de uma release. Plataformas de ALM são end-to-end de soluções integradas para a gestão destes processos de uma empresa, bem como, a perspectiva técnica.
Agile é uma metodologia de desenvolvimento de software interativo que vem crescendo rapidamente entre os desenvolvedores e está moldando o mercado de ALM, com desenvolvedores corporativos cada vez mais preocupados em migrar das metodologias tradicionais de desenvolvimento de software para uma abordagem mais ágil. Ágil e ALM, dois segmentos de mercado distintos, estão agora começando a se consolidar. Como resultado, temos agora o que chamamos de plataformas ALM Agile.

 

Estamos treinados a entender plataformas ALM que dividam em grandes ciclos o desenvolvimento do software, como: planejamento, gestão, construção, teste e elaboração de relatórios.

Precisaremos adquirir conhecimento prévio sobre metodologias e frameworks ágeis, para então realizar a avaliação segura de uma ferramenta que trabalhe em harmonia com as metodologias ágeis aderentes a realidade do time e tamanho de empresa, quando pensamos em escala. Essa avaliação levará em conta alguns dos principais passos envolvidos no ciclo de desenvolvimento e entrega de software em produção:
alm

1)
Integrar valores ágeis, processos e princípios para a plataforma de ALM;
2) Gerenciar o ciclo de vida do aplicativo como um Fluxo de Valor Único;
3) Alinhar o negócio com a TI mantendo foco no “entregável”;
4) Suportar a diversidade de ambientes de desenvolvimento;
5) Ser horizontal no gerenciamento de times e flexível;
6) Proporcionar transparência e rastreabilidade;
7) Suporte End-to-End – visibilidade estratégica.
Sabemos que valorizar indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas é ser ágil, então quando avaliar uma ferramenta estiver em pauta, esta avaliação deve ser baseada em critérios claros de consolidação entre os conceitos de ALM e os conceitos ágeis. E essa ferramenta deve proporcionar imagens claras, precisas ou imediata de um estado de produto ou fluxo de valor em desenvolvimento.

___________________________________________________________________________________________________________________

Gostou? Fique ligado no nosso blog que logo logo tem mais!

Não esqueça de deixar seu comentário 😉

Facebook  |  Twitter  |  Linkedin | Youtube

Categorias deste post

Técnico, Time de desenvolvimento

Deixe o seu comentário: