0

SAFe…mudou novamente?!

Sim! O SAFe mudou…

Um dos pilares do mindset Lean-agile em que o SAFe é baseado diz: “melhore implacavelmente”. E antes de começar reforçamos, não existe uma bala de prata capaz de resolver todos os seus problemas e esta não é a intenção do SAFe.

Trata-se apenas de um framework, um compilado que procura ajudar grandes empresas que atuam no desenvolvimento de produtos e serviços de tecnologia em escala. Por isso a preocupação em evoluir continuamente. Então vamos falar de alguns pontos positivos bastante interessante nesse update para 4.5.

No dia 21/06 a Scaled Agile Inc. (SAI) publicou o SAFe 4.5, onde após uma nova onda de feedbacks obtida de diversas implementações, chegou-se a um compilado mais enxuto, que declaradamente apoia a inovação, validação de ideias, hipóteses e aprendizagem em grandes estruturas organizacionais, com apoio do Lean Startup e Lean UX.

O SAFe 4.5 esclarece um pouco mais a mensagem sobre cultura Devops escalável e o pipeline de Continuous Integration. Também preocupada em enxugar e melhorar o desempenho do portfólio, simplificou o modelo de governança, focando ainda mais nos princípios Lean na camada estratégica da organização, reforçando o conceito de Lean Portfolio Management e Lean Budgets.

A famosa “big picture” ficou mais leve e clean, e foi quebrada em configurações distintas para cada necessidade.

Vejamos as principais atualizações:

Essential SAFe

Nesta configuração fornece apenas o essencial para atender às necessidades de um lançamento enxuto de produto ou serviço, mas já experimentando os benefícios do Lean-agile em escala, ajudando empresas à começar mais rápido, num jeito mais simples e evolucionário, tendo condições de acompanhar o desafio de crescimento da empresa. Um bom exemplo são Startups em constante crescimento que precisam lidar com frentes integradas.

Portifólio SAFe

Além do objetivo mantido em apoiar grandes organizações no pensamento enxuto e viés econômico na gestão de portfólio, a mensagem está mais clara para empresas que necessitam de múltiplas soluções em parte independentes e também reforça o apoio à inovação e uma governança mais enxuta. Podendo ou não incorporar o nível de portfólio ao SAFe essentials.

Sempre ouvimos que quem investe quer retorno e agora acrescentaríamos… quem quer experimentar quer inovar, melhor ainda dentro do apoio de uma gestão estratégica conectada os conceitos Lean.

Large Solution

Para empresas que atuam com grandes soluções complexas que integram múltiplos Agile Release Trains e Suppliers, aquela típica iniciativa que integra capabilities e um mundo de frentes de trabalho e fluxo de valores, mas que não precisam do suporte de portfólio para sua atuação, falando exclusivamente da “big” solução.

Full SAFe

Mesmo mantendo a versão Full, a Scaled Agile Inc. teve o cuidado de enxugar ou modificar diversos ícones e assuntos tais como: suporte do Release Management, Capex e Opex … entre outros nomes e papéis.

Outro destaque foi o reposicionamento da paleta de papéis e artefatos, ficando bem claro que ela permeia todas as camadas da Big Picture.

São muitas as alterações realizadas no texto oficial, então vou deixar o link aqui para que você possa conhecer um pouco mais. Vale a pena conferir a reorganização da camada de suporte e também a base da nova “big picture”, principalmente sobre o roadmap sucinto de implementação 123, acompanhado da estruturação de comunidades de práticas e a formação de Agile/Lean Leaders com apoio de consultores do programa (SAFe).
Espero que tenha gostado desse resumo e continue acompanhando as novidades do Agile para as grandes organizações.

A Adaptworks é Scaled Agile Inc. Partner e poderá auxiliar a sua empresa rumo à agilidade, juntamente com seus consultores oficiais do programa de agile em escala.

Forte abraço e nos vemos por aí !

Ewerton Santos (Ton) – Program Consultant – Scaled Agile & Trainer at Adaptworks.

Roberto Baptista – Program Consultant – Scaled Agile & Chief Learning Officer at Adaptworks

Aproveite e veja mais informações sobre os treinamentos oficiais do SAFe e sobre a nova versão 4.5.

Ewerton Santos

Ewerton Santos é especialista em Agile / Lean para grandes empresas (scaled agile), produtos digitais e projetos complexos. Trainer e Agile Coach na Adaptworks, palestrante e facilitador sobre os temas de inovação, liderança e economia criativa, com alvo na entrega real de valor e na formação de times multidisciplinares de alto desempenho. Possui mais de 16 anos de experiência profissional nos segmentos de TI, e-commerce, supply chain, instituições financeiras (Produtos de crédito; Basileia II e Riscos), varejo, consultorias de inovação e novos negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *