Os fundamentos ágeis são muito mais do que conjuntos de regras ou procedimentos, mas uma maneira de pensar e de estar aberto a mudanças. Essa filosofia e forma de trabalho vem se consolidando nos últimos anos e é uma alternativa para atender diversas demandas de forma flexível e com valor para o cliente.

Muitas empresas adotam algum framework e trabalham com suas metodologias. Mas é preciso ir além, não basta apenas fazer ágil é preciso ser ágil!

Você tem ouvido falar sobre ágil, mas ainda não sabe bem por onde começar? Leia nosso artigo e confira!

O que é o Ágil?

No desenvolvimento ágil utilizam-se abordagens de planejamentos iterativas, que dão maior liberdade de mudanças e vê a entrega de valor para o cliente como principal.

O ágil utilizado atualmente surgiu no início de 2001, com um grupo de 17 desenvolvedores de software que se reuniram para aprimorar conceitos e metodologias. Desse encontro, nasceu o Manifesto para o Desenvolvimento Ágil, que reúne quatro valores e 12 princípios.

Como começar a trabalhar com Ágil?

Muitos são os cenários e os frameworks possíveis para se trabalhar com ágil, mas antes disso é essencial que você entenda o que de fato ele é e saiba bem sobre seus princípios e valores.

Atualmente, muitas empresas usam as técnicas, mas não utilizam a base do ágil. E essa falta da base pode conflitar em algum momento dentro de seu contexto. Para se fazer ágil é preciso que sejam seguidos todos aqueles princípios e valores que foram definidos lá em 2001.

A partir daí que os frameworks farão mais sentidos para cada cenário, e então será utilizado o que mais encaixar em cada ambiente.

Então, onde aprender a base?

O mindset ágil é algo que vai se moldando ao longo do tempo com as experiências adquiridas. E esse mindset aberto e pronto para mudanças é o ponto de partida para entender sobre o ágil e suas possibilidades.

O treinamento Certified Agile Professional é indicado exatamente para isso. Ele é mais do que um treinamento básico, é o alicerce, a base e os fundamentos da jornada ágil.

Por que fazer o CAP?

O Certified Agile Professional, o CAP, é o início da trilha da ICAgile para seguir com a jornada ágil e a partir de então, se especializar em diversas áreas de atuação. O treinamento é uma certificação internacional de uma instituição altamente reconhecida no mercado.

É de extrema importância passar por essa fase inicial, pois é nela que serão abordados a base do ágil. O treinamento tem foco em valores fundamentais e princípios, e não se apega a nenhum framework.

O maior foco é aprender o mindset agile, independente de seus métodos e frameworks, e assim ser capaz de aplicar as melhores soluções para diferentes ambientes reconhecendo as particularidades de cada contexto.

O treinamento é uma certificação internacional, de uma instituição altamente reconhecida no mercado.

E então, você está pronto para iniciar sua jornada ágil? Confira a próxima turma e dê os seus passos nesse mundo!

Deixe uma resposta

Fechar Menu