As técnicas de coaching são grandes ferramentas com potencial de desenvolvimento humano, seja pessoal ou profissional.

Nos últimos anos essas técnicas de facilitação têm se tornadas cada vez mais comuns no mundo corporativo e muitos são os profissionais que se denominam como “Agile Coach”.

Dentro do mundo ágil cresce a cada dia os profissionais acreditados como Agile Coach, porém para obter essa certificação é muito importante saber com quem você faz esse curso e de onde vem o certificado.

Você sabe qual a importância dessa certificação e como fazer uma boa escolha de treinamento para receber o seu título de Agile Coach? Confira em nosso artigo!

O que é um Agile Coach?

Agile Coach é o nome que se dá para um profissional que, com seus conhecimentos e experiências em ágil, está pronto para implantar, disseminar, adaptar e ser o agente de mudanças no ambiente em que estiver inserido.

O Agile Coach está pronto para mudanças. Por isso, é necessário ter conhecimento para trafegar entre os papéis de mentor, facilitador, consultor, instrutor e coaching.

Com essas habilidades o profissional está apto para criar ambientes seguros para colaboração significativa e resolução de conflitos dentro do time ágil, levando-o a excelentes desempenhos.

Como se tornar um Agile Coach?

Para exercer o papel de Agile Coach é preciso ter autoconhecimento, conhecimento em ágil, experiências, estudo e muita dedicação.

O Agile Coach é mais do que um Scrum Master experiente, é um profissional pronto para inspirar e influenciar, principalmente, com o desenvolvimento de pessoas e times.

Atualmente existem muitas empresas que oferecem treinamentos de Agile Coach, porém, com metodologias próprias e sem certificações reconhecidas.

É muito importante primar pela qualidade de um processo de formação e, portanto, realizar cursos que ofereçam certificações de entidades respeitadas e referência de mercado.

Por isso, nosso treinamento é certificado pela ICAgile, importante entidade global na certificação e credenciamento ágil.

O treinamento com essa certificação é extremamente valorizado nos Estados Unidos e na América Latina, e no Brasil só tem aqui, na Adaptworks!

A importância da Certificação

A certificação internacional é algo tão importante e reconhecido, que incentivou Cristiane Ferrari, Lean-Agile entusiasta e praticante, profissional experiente em gestão de projetos e programas, a buscar esse seu reconhecimento.

Durante a semana de 18 a 22 de junho deste ano tive a incrível experiência de participar do Agile Coaching Bootcamp, em Boston – MA.

O treinamento, baseado nos ensinamentos de Lyssa Adkins e facilitado por Katrina Ferguson, Leslie Riley e Gary Boruff, foi dividido em dois workshops: The Agile Facilitator e Coaching Agile Teams 3.0.

A participação em 100% das atividades é pré-requisito para as certificações da trilha de Agile Coaching da ICAgile: ICP-ACC e ICP-ATF.

Após a obtenção de ambas é possível solicitar a certificação ICP (ICAgile Certified Professional) e, posteriormente, encaminhar a certificação ICE (ICAgile Certified Expert in Agile).

Decidi investir neste curso porque estas certificações são extremamente valorizadas nos Estados Unidos, sendo que os profissionais mais conceituados no mercado como Agile Coach possuem pelo menos uma delas.

Além da perspectiva profissional de obter uma certificação internacional, a expectativa pelo aprendizado de novas técnicas para facilitação de times e de aprendizado sobre como trabalhar com times ágeis foi superada.

A dinâmica do curso foi bem legal. Organizados em grupos de seis participantes, iniciamos com o workshop The Agile Facilitator, com duração de dois dias, quando aprendemos na prática sobre como lidar com os diferentes comportamentos disfuncionais, como utilizar o framework de facilitação de cerimônias como por exemplo reuniões, retrospectivas, junto com uma série de técnicas para apoiar a facilitação.

Os três dias seguintes foram dedicados ao workshop Coaching Agile Teams 3.0, trabalhando em formato de U na maior parte do tempo, passamos por uma imersão nos conceitos do Agile Coaching Competency Framework.

Aprendemos como conduzir uma sessão de coaching, teaching e mentoring, quais os estágios de maturidade dos times, quais os principais papéis no mundo ágil, como atuar na resolução de conflitos, como apoiar a organização em uma transformação cultural e a construir as nossas instâncias como agile coaches.

Tudo isso com foco no mindset Lean-Agile e com o objetivo de preparar os agile coaches para os desafios atuais no mundo ágil.

Além das duas certificações e de uma toolbox cheia de novas técnicas e práticas, o meu grande takeaway foi a riqueza da experiência vivida de forma colaborativa com os profissionais que participaram deste treinamento. (Cristiane Ferrari)

A experiência de certificação é inspiradora e motiva para aqueles que querem seguir os passos de um Agile Coach, não é mesmo?

Você já fez um treinamento desse tipo ou tem interesse em aprender mais as técnicas e habilidades para exercer esse papel? Confira nossas turmas, ministradas por Amanda Reis, Victória Thompson e outros profissionais da área, e seja ainda mais valorizado e reconhecido no mercado!

Este post tem 3 comentários

Deixe uma resposta

Fechar Menu