Muitas organizações estão investindo em práticas lean e/ou agile, mas aplicando abordagens antigas de gestão de mudanças que não contemplam a velocidade das transformações de hoje.

Qual é o Mindset da maioria dos empreendedores atuais?

  1. Construir uma empresa para DURAR 
  2. Construir uma empresa para MUDAR (ou criar uma disrupção e vender)

Sim, bem-vindos à era da transformação em que a mudança é a única certeza! A normalidade não traz resultados diferentes e nosso status atual é “transformando”.

A taxa de “mortalidade” das empresas está aumentando e podemos ressaltar um movimento muito forte no mercado voltado à mudança de empresas de grande e médio porte.

Você deve conhecer a frase “Mude ou Morra!”, o que faz cada vez mais sentido no mundo que vivemos hoje. Podemos assumir que Lean e Agile é mais uma onda de mudanças para sobrevivência no mercado que estamos passando nos últimos 10 anos (ou mais).

Gestão de mudanças não é nenhuma novidade. Isso é tratado com modelos e frameworks muito conhecidos desde 1995. Esses modelos têm por característica tratar a gestão de mudanças de forma linear, uma vez que nosso cérebro valoriza certeza e o conforto de planejar, executar e encerrar.

Você conhece alguns modelos de gestão de mudanças? Confira uma rápida passagem sobre eles!

8 passos de Kotter 

Kotter acredita na mudança através de 8 passos:

  1. Crie senso de urgência
  2. Forme uma aliança poderosa
  3. Crie uma visão para mudança
  4. Invista na comunicação
  5. Empodere toda sua base
  6. Crie metas de curto prazo
  7. Não diminua o ritmo
  8. Torne mudança parte da cultura organizacional

ADKAR

É um método criado por Prosci através de uma pesquisa de mudança organizacional. Nele, acredita-se que a transformação é um produto cumulativo de jornadas individuais de mudança para cada indivíduo.

O modelo é descrito por cinco condições, em que a mudança ocorre quando as pessoas passam por todas elas:

Awareness: Consciência da necessidade de mudança.
Desire: Desejo de participar e suportar mudança.
Knowledge: Conhecimento em como mudar.
Ability: Habilidade de implementar a proposta de mudança.
Reinforcement: Reforço para sustentar mudança.

McKinsey 7s

Esse modelo diz que a mudança tem 7 fatores, e ao mudar qualquer um deles os demais sofrerão impacto. Dessa forma, você tem que gerenciar tais impactos e fazer mudanças adicionais para trazer alinhamento para todos elementos.

Esses fatores são divididos em:

Hard Factors

  • Estratégia
  • Estrutura
  • Sistemas

Soft Factors

  • Valores Compartilhados
  • Competências
  • Estilos
  • Apoio

Se pudéssemos categorizar, diria que que gestão de mudança tenta solucionar um problema criando mais padrões e processos. Já o RH, normalmente, tem uma abordagem a partir de avaliações de desempenho. E o AGILE? Soluciona problemas fazendo com que as pessoas mudem seu Mindset!

Não estamos julgando modelos, frameworks ou abordagens. Na realidade o que acreditamos é em combinar todas essas boas ideias e criar um COQUETEL com todas abordagens.

Acrescentando toques de Lean Startup, Neurociência, Pensamento Complexo e Psicologia Comportamental.

Tcharam! O coquetel que mais gostamos se chama LEAN CHANGE MANAGEMENT.

MUDANDO COMO MUDAR!

Em vez de uma método linear de PLAN-DRIVEN, trazemos uma estrutura para propiciar uma mudança FEEDBACK-DRIVEN, adaptável ao seu contexto e sem prescrição.

Afinal, podemos planejar para executar mudanças, mas não controlamos a reação das pessoas diante do ambiente de mudança. 

Esse framework é simples de entender, e contém a seguinte base:

Insights: O que você deve saber antes de fazer um experimento? Quais normas organizacionais existem? Qual abordagem para mudança pode funcionar melhor?

Opções: O que podemos fazer? O que não vamos mudar?

Experimentos: O que esperamos que aconteça? Em quanto tempos veremos resultado? O que aconteceu?

Este framework é uma parte do que é tratado no Lean Change Management, modelo que reúne diversas ideias e investe na mudança fugindo das práticas antigas de gestão de mudanças.

No cenário atual, ser um agente de mudança é essencial dentro das organizações e na atuação dos profissionais.

Você já conhece o Lean Change Management? Conheça nosso treinamento e entenda com a gente sobre essa abordagem a partir de muitas trocas de experiências.

Deixe uma resposta

Fechar Menu