Um dos principais motivadores para decidir pela contratação de uma boa consultoria Lean Agile, na minha visão, é para entender de verdade o que está envolvido numa transformação ágil e não propagar informações e abordagens errôneas que podem minar toda a iniciativa. 

Se a sua organização está passando ou planeja passar por uma transformação para adotar formas Lean Agile de trabalhar, é importante lembrar que um dos maiores pontos vulneráveis que culminam no fracasso de muitas iniciativas é a falta do florescimento do mindset ágil.

Seja por não ter condições adequadas para isso e/ou a inaptidão do time de transformação em ter ciência e trabalhar este mindset.

Estamos vivendo um período de forte adoção de Lean Agile aqui no Brasil. Ao longo destes últimos oito anos em que tenho trabalhado com consultoria Lean Agile, este momento tem sido o de maior expansão de vagas e oportunidades nesse ramo.

Este “boom” tem sido positivo, porém tem requisitado cada vez mais profissionais e consultorias Lean Agile capacitadas para atender esta crescente demanda.

Infelizmente, tem sido difícil suprir estas novas posições com profissionais realmente experientes, pois tanto em Agile como em Lean é importante passar por um processo de “maturação” para que se desenvolvam as competências necessárias.

Neste cenário, ter o suporte de uma consultoria Lean Agile com profissionais “maturados” passa a ser ainda mais importante, para direcionar adequadamente o esforço de transformação.

Para construir uma organização realmente Ágil, não deve-se perder de vista as noções básicas de motivação e performance adaptativa, além dos valores e princípios do manifesto ágil.

Lean também só avança se estes aspectos são tratados e estimulados. Com o mindset certo, as grandes transformações acontecem. Profissionais experientes e “maturados” sabem da importância disso e refletem esses valores e princípios.

Muitos fazem ágil, mas poucos são ágeis!

Alguns podem achar um preciosismo sempre voltar ao assunto de mindset, estão cansados de ouvir sobre isso e acreditam que já encarnam esses comportamentos no dia-a-dia.

Porém, deixe-me mostrar alguns dados: segundo o artigo “Why Agile Goes Awry — and How to Fix It” publicado na Harvard Business Review da edição de outubro de 2018, – “Porque Agile Dá Errado – e Como Consertar” (tradução simples), muitas organizações que se intitulam ágeis, de acordo com a pesquisa realizada pelos autores Lindsey e Neel ao longo de três anos em mais de 500 empresas, na prática estão bem longe dos quatro valores ágeis.

Apesar de se denominarem ágeis, estas organizações adotaram Agile de uma maneira que as torna menos Ágeis, causando desmotivação dos engenheiros de desenvolvimento e prejudicando a produtividade.

Problemas relatados

Os problemas destacados no artigo, resumidamente são:

  • “Processos e ferramentas” têm sido os direcionadores de trabalho, e não “indivíduos e interações”, ora como formas exclusivas de comunicação ou até para “proteger” o próprio processo ágil de questionamento por parte do diretor de produto, nos exemplos citados.  
  • “Documentação abrangente” triunfa sobre “software funcionando”, gerando mini “waterfalls” de passagem de trabalho do departamento de produto para designers e depois para engenheiros de software.
  • “Respondendo à mudança sobre seguir um plano” frequentemente é mal interpretado como “não tenha um plano”, resultando em desenvolvimento de funcionalidades de baixo valor ou estrategicamente sem importância.

Algum destes problemas é familiar para você?

E quando recorrer à uma consultoria Lean Agile?

A maioria das organizações já caíram na armadilha da mensagem simples de que é só implementar uma série de cerimônias ágeis e que tudo vai melhorar.

Infelizmente, isto geralmente não ocorre se o lado humano da equação é esquecido. Não caia nessa!

Se você perceber que sua empresa exibe alguns destes sintomas de ágil mal aplicado acima, e se internamente não existe percepção de que isso é um problema ou se não existe plano de ação para resolvê-lo, é hora de chamar uma consultoria Lean Agile capacitada para auxiliá-lo.

Como podemos ajudar?

Aqui na Adaptworks, temos vários serviços para atender diversos problemas de nossos clientes. Veja os principais abaixo:

  • Problema: Preciso ter uma visão de como estão os times em sua jornada ágil, para elaborar uma estratégia de crescimento ágil tanto no nível tático como estratégico.
    Nossa oferta: Assessment.
  • Problema: Quero lançar novos times Lean-Agile ou ARTs (Agile Release Train) mas não tenho pessoal capacitado para isso.
    Nossa oferta: Lançamento de Times Lean-Agile ou Lançamento de ARTs.
  • Problema: Estou usando ágil ou desejo começar a usar na minha empresa e preciso de ajuda para mostrar o valor disso para as áreas executivas e liderança.
    Nossa oferta: Executive and Leadership Lean-Agile Workshops.
  • Problema: Tenho times ágeis novos e quero auxílio para treiná-los a desempenhar bem seus papéis dentro do framework escolhido.
    Nossa oferta: Coaching de Times.
  • Problema: Preciso de treinamento direcionado aos papéis e frameworks ágeis que serão utilizados na nossa organização, com recomendação e a estratégia de capacitação.
    Nossa oferta: Treinamentos e Certificações.

Todo nosso trabalho é apoiado pela inovação e empoderamento, para que nosso clientes aprendam a ser protagonistas em seu processo de transformação e tenham acesso às práticas e conceitos mais inovadores do mercado.

Se você se identificou com alguma das dores que citamos, pode ser sua hora de recorrer à uma consultoria Lean Agile e dar mais um passo na transformação da sua empresa!

Victoria Thompson

Agile Coach na Adaptworks, com quase 10 anos de experiência na aplicação e uso de ágil em médias e grandes empresas, com formação em tecnologia da informação e inglês nativo. Sua maior paixão é trazer para o Brasil as novidades e conhecimentos ágeis do mundo e adaptá-los ao nosso mercado e contexto, para compartilhar e aplicar nas empresas que querem mudar e melhorar seus processos de trabalho.

Deixe uma resposta

Fechar Menu