Desde 2014 contamos com o M.A.C, uma ferramenta importante que utilizamos para nos ajudar a planejar melhor nossas ações de marketing. O M.A.C significa Marketing Action Canvas e nasceu com o propósito de alinhar expectativas e organizar ideias e tarefas normalmente associadas às ações de marketing.

Uma ferramenta simples e poderosa que atua como norteador e guia quando já temos uma ideia definida sobre as ações de marketing que desejamos fazer e não sabemos exatamente por onde começar. E aí se interessou? Quer saber como planejar melhor suas ações de marketing? Continue com a gente neste artigo e veja como!

O que é o M.A.C?

Os “Canvas” se tornaram muito conhecidos a partir do Business Model Canvas, o Canvas de Modelo de Negócios, em que os gestores utilizam para desenvolver ideias por trás de seus empreendimentos e, a partir daí, surgem diversas formas e setores em que eles podem ser utilizados.

Essa ferramenta funciona como um quadro que contém todos os detalhes que você precisa se atentar nos planejamentos estratégicos de diversos setores do seu negócio. Com esse pequeno quadro é possível ter uma visão do todo, guiando para ações de forma mais clara e funcional.

Benefícios

Um dos principais benefícios do M.A.C é expor com clareza e com muito foco tudo que você precisa para ter sucesso com suas ações de marketing. Quando me refiro aqui a ações de Marketing, estou me referindo às tradicionais Campanhas, Eventos entre outras iniciativas que normalmente envolvem um conjunto de tarefas que exigem um planejamento mínimo.

Convidar pessoas de diversos setores da sua empresa e colocar todo mundo para pensar junto é outro ganho. Essa colaboração não só traz engajamento entre as áreas e pessoas, como também permite ter acesso a ideias que de outra forma ficariam limitadas a um grupo reduzido de indivíduos.

O M.A.C ainda tem outros benefícios, veja quais são:

  • Visibilidade através de um planejamento mais visual e abrangente de suas ações de marketing;
  • Otimização e organização das atividades;
  • Entendimento de restrições, limitações e até riscos que envolvem suas ações;
  • Evita perda de tempo com atividades que estão fora do contexto das suas ações de marketing;
  • Evita perda de tempo com excesso de reuniões de planejamento e alinhamento.

O Canvas mac - ações de marketing

O M.A.C é dividido nas seguinte áreas:

Público Alvo

Identifica e dá nome para o público envolvido nas ações de marketing. Aqui você define quem é o seu público alvo. Pode ser uma segmentação específica (local, cargo, indústria específica), o seu ICP (Ideal Customer Profile) ou até mesmo as Personas que você já definiu. Você pode identificar quais são seus ativos de informações, bases, listas que poderá trabalhar em suas ações.

Tempo de trabalho sugerido: 15 minutos

Formato

Específica como você apresentará suas ações. É um evento com estande, uma campanha de venda com exposição de banners físicos, outdoors, banners digitais, uso de redes sociais, envio de e-mail marketing, enfim, como você vai disponibilizar a sua ação, como você vai tocar o seus clientes?

Tempo de trabalho sugerido: 20 minutos

Objetivo

Escreva qual ou quais os objetivos da sua ação. Por que fazer essa ação? Qual a motivação principal? Em geral esse objetivo pode ser algo tangível como aumento ou redução de x% de alguma coisa ou até mesmo algo mais intangível como por exemplo divulgar uma marca ou um conceito ou apresentar um novo produto.

Tempo de trabalho sugerido: 10 minutos

Metas

Quantifique seus objetivos para que você possa acompanhar a performance da sua campanha e verificar se você atingiu o desejado. Defina suas metas ou indicadores em termos percentuais ou relativos (números), mas algo que seja factível de ser alcançado. Aqui você pode usar a famosa técnica SMART (Specific, Measurable, Attainable, Realistic e Timely) para garantir uma boa definição de meta.

Tempo de trabalho sugerido: 10 minutos

Atividades Chaves

Defina aqui as macro atividades que devem ser executadas para que suas ações sejam um sucesso. Não entre em detalhes agora, certifique-se somente que as macro atividades aqui descritas são suficientes para a realização as ações desejadas.  Ao final, você pode pedir para que cada pessoa responsável detalhe melhor as atividades e complemente o quadro.

Tempo de trabalho sugerido: 20 minutos

Papéis e responsabilidades

Para cada grupo de macro atividades destacadas nas Atividades Chaves, defina um ou mais responsáveis. Essas pessoas serão designadas para detalhar as atividades e serão as responsáveis pela execução das mesmas.

Tempo de trabalho sugerido: 5 minutos

Custos

Aponte aqui os principais custos das ações de marketing. Ainda não há necessidade de colocar os custos finais, deixe para fazer isso a medida que obter as informações. O importante é mensurar o máximo possível dos gastos que envolvem as tarefas.

Tempo de trabalho sugerido: 5 minutos

Receitas

A partir das metas, coloque aqui tudo que você espera que seja gerado de retorno das suas ações.

Tempo de trabalho sugerido: 10 minutos

A Dinâmica do MAC

Antes de iniciar, peça para que alguém registre o tempo gasto com cada assunto descrito no Canvas. Ao término de cada assunto, cheque se o grupo deseja encerrar o tópico ou pretende continuar por mais 5 minutos.

No começo, essa dinâmica pode levar até 2 horas, mas com o tempo as pessoas se acostumam e começam a responder de forma cada vez mais objetiva e sucinta.

Comece pelo Público alvo, pois de cara você já define um rumo que suas ações devem tomar, depois vá para Objetivo e Metas para fechar um pouco mais o foco de suas ações e direcionar os outros assuntos.

Na sequência, volte para Formato e siga por Atividades Chaves, Papéis de responsabilidades e, finalmente, Custos e Receitas.

Deixe seu quadro visível em uma área onde todos possam enxergá-lo. Até o final da ação, o quadro permanece vivo e Custos e Retorno, podem ser constantemente atualizados a medida que as atividades são executadas.

Ao final da dinâmica, tire uma foto do quadro por questões de segurança e sempre peça um feedback sobre a sua execução para que você possa melhorar ainda mais os processos.

Próximos passos

Com o M.A.C preenchido você definiu tudo que precisava para tocar as suas ações de marketing, agora é só acompanhar junto do time tudo que foi definido e mão na massa!

Caso você utilize algum método de trabalho para tocar as atividades de suas equipes, como o Kanban ou até mesmo o SCRUM, não tem problema, as Atividades Chaves fornecem um ótimo insumo para compor seu Backlog.

De qualquer forma, é sempre saudável após o término das ações de Marketing fazer uma Retrospectiva com o time envolvido para entender o que deu certo e o que não deu certo e, assim, evitar futuros problemas nas próximas ações.

E então, quais tipo de ações você utiliza para definir suas ações de marketing? Aproveite que agora você está por dentro da técnica do Marketing Action Canvas e baixe um modelo do M.A.C em A1 para você usar em sua próxima reunião de planejamento!

mac - ações de marketing

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu