Depois de falarmos sobre a união do Management 3.0 e SAFe® e explorar como um se entrelaça com o outro, não poderíamos encerrar esta série de posts sem tocar em mais um ponto importante: a liderança!

Falamos diariamente que valorizamos uma liderança mais humana, que trata pessoas como pessoas e não como recursos, que realmente se preocupa com o crescimento dos profissionais e que promove um ambiente para que as pessoas trabalhem “com” eles e não “para” eles.

A liderança que, muitas vezes, tem sim que ser convencida, mas que quando acredita, faz todo o esforço para convencer seus pares e times para levar a organização a um novo patamar é a liderança que verdadeiramente abraça a mudança.

Se o SAFe traz na base da sua big picture a liderança, elevando este tópico a um caráter de competência, o Management 3.0 é a liderança presente no mindset, atitudes, ambiente e, como eu disse, nas pessoas.

É difícil mudar? Claro que é! A tentação para voltar ao lugar comum, em que as coisas supostamente funcionavam, é grande.

Por isso, SAFe e Management 3.0 juntos são ainda mais poderosos e podem te ajudar em diferentes níveis.

Ambos estão vivos! O Management 3.0 nasceu em 2010 e o SAFe em 2011 e, desde então, eles têm evoluído. Os dois estão atentos e valorizam muito aquilo que você está fazendo no dia-a-dia das organizações.

Lembre-se que SAFe é um framework e, por isso, não prescreve todos os passos que você deve dar, enquanto o Management 3.0 é um mindset que pode ser aplicado em diversos times, inclusive além da TI.

Então, diante destes fatos, faça o seu mix. Leve para a sua configuração as práticas do SAFe e todo o mindset da gestão 3.0 proposta pelo Management 3.0.

Como isso já está sendo feito em seu ambiente organizacional? Você já utiliza algo do Management 3.0 ou do SAFe? Aproveite que agora você sabe um pouco mais sobre eles e coloque em prática algumas mudanças no seu cenário!

Com esse post, encerramos nossa série sobre Management 3.0 e SAFe. Espero que vocês tenham gostado e que a gente se encontre nos Meetups, talks e treinamentos para discutirmos mais sobre esses e outros assuntos.

Siga a Adaptworks no Facebook, Twitter e LinkedIn e fique ligado!

Diego Bonilha Xavier

Diego Bonilha é Agile Trainer e Facilitador de Management 3.0. Já atuou como desenvolvedor, líder, gerente de projetos e scrum master e traz toda esta experiência para os treinamentos, palestras e consultorias.

Deixe uma resposta

Fechar Menu