A nova versão do SAFe, a 5.0, foi lançada na semana passada no evento Global SAFe Summit, em San Diego (USA), e trouxe novidades ao framework.

O SAFe 5.0 traz os conceitos de “Business Agility” para dentro do framework, afinal. não basta apenas entregar os produtos de forma ágil, é necessário que toda a empresa use práticas Lean e Agile para fornecer produtos e serviços inovadores.

O SAFe 5.0 traz também além das guias das configurações possíveis, uma nova visão chamada “Overview”, em que são apresentadas as sete competências essenciais do SAFe, divididas entre execução e estratégia.

Foco no cliente e Design Thinking

O cliente passa a ser uma figura central no processo de criação e execução, incorporando práticas e ferramentas para prover soluções cada vez mais aderentes às necessidades do cliente final.

Novidades nas competências organizacionais

São apresentadas duas novas competências:

Cultura de Aprendizagem Contínua, que descreve um conjunto de valores e práticas que incentivam os indivíduos e a empresa a aumentar o conhecimento;

Agilidade Organizacional, que descreve como as pessoas otimizam seus processos de negócios, desenvolvem estratégias e adaptam a organização conforme necessário, utilizando o pensamento Lean e Agile.

As cinco competências já existentes foram reestruturadas e cada uma delas recebeu três dimensões, além de algumas mudanças de nomenclaturas, mas sem perder ou modificar sua essência.

SAFe para times de negócios

Os times de negócios agora fazem parte do trem e participam da entrega e suporte de soluções comerciais inovadoras. Eles também adotam os valores, princípios e práticas Lean e Agile relevantes para suas atribuições e ajustam seus processos de acordo.

Princípio # 10 – Organizar em torno do valor

Este novo princípio orienta as empresas a alinhar seus esforços de desenvolvimento em torno do fluxo de valor completo, de ponta a ponta, organizando as pessoas que precisam trabalhar juntas, aumentando a qualidade e minimizando atrasos (delays) e passagens (handoffs).

Outras mudanças

Uma mudança muito bem vinda foi a introdução ao uso de OKRs (Objective and Key Results) desde a definição de temas estratégicos, melhorando assim o alinhamento entre a estratégia e a execução.

Os níveis Program e Team das versões anteriores do SAFe foram unificados em um único nível chamado de Essential, agrupando todos os papéis, eventos e artefatos que são requeridos para entregar soluções de negócios através de um trem.

Com a chegada da versão 5.0 outras alterações foram feitas, como por exemplo mudanças no “SAFe House of Lean” que conta agora com novas orientações em cada um dos pilares, ou o “Implementation Roadmap” que incorporou os novos treinamentos de LPM (Lean Portfolio Management) e APSM (Agile Product and Solution Management).

Os objetivos gerados pelos times durante a PI Planning, antes chamados de “PI Objectives” e “Stretch Objectives”, foram renomeados para “Committed” e “Uncommitted Objectives”, mudança, que apesar de sutil, ajuda muito na sua compreensão e utilização. O termo estendido (stretch) muitas vezes era interpretado de forma equivocada, como um desejo, ou algo que pudesse ser feito caso houvesse tempo ou capacidade produtiva livre.

O que você achou das mudanças do framework? Aproveite e confira a nova versão da Big Picture!

Rodrigo Leite Costa

Agile Coach e instrutor na Adaptworks atuando diretamente na transição/experimentação Ágil em diferentes organizações. Com mais de 18 anos de experiência profissional em TI trabalhando em diversos segmentos. Principais certificações: SPC4 (SAFe Program Consultant), SAFe Agilist (SA), SSM e POPM pela Scaled Agile; ICP (Instructor Authorization) e Certified Agile Professional pela ICAgile.

Este post tem 2 comentários

  1. Como ficará a certificação? Até quando ainda pode ser feita na versão anterior? Quem fez o curso da versão anterior pode migrar para a 5.0.

    1. Olá Luciana, todos os alunos com certificação ativa em versões anteriores poderão fazer a atualização para a versão 5.0 através de um plano de estudos e uma prova, sem a necessidade de um novo treinamento. Essas atualizações ficarão disponíveis a partir de Janeiro/20 na plataforma da própria Scaled Agile.

Deixe uma resposta

Fechar Menu