Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Para quem conhece um pouco do Management 3.0 certamente já percebeu que esta forma de gestão tem um foco muito grande nas pessoas e no seu desenvolvimento.
Além das ferramentas de feedback, empoderamento de times e uma série de outras técnicas, o Jurgen Appelo traz uma ferramenta extremamente simples e fácil de ser introduzida no seu time: Celebration Grids.
Simples porque nos ajuda a ver claramente algo que provavelmente esteja escondido ou embaralhado na nossa mente, e nos ajuda a encontrar formas de sair do caminho comum de forma muito leve e prática.
O primeiro ponto que o “Celebration Grids” questiona são as famosas “boas práticas”. É claro que cada um de nós tem (ou deveria ter) um conjunto de práticas para as tarefas do dia-a-dia, porém esta “cartilha” pode ser uma armadilha para a nossa criatividade. Afinal de contas, o que aprendemos quando andamos pelos mesmos caminhos, sem experimentar nada, fazendo mais do mesmo?
Da mesma forma, nós também temos um conjunto de ações, atitudes e atividades que sabidamente proporcionarão maus resultados e por isso fugimos delas a todo momento.
Até aqui sem muitas novidades, não é mesmo?
Mas o “Celebration Grids” traz um terceiro elemento que fica exatamente entre “o que fazer” e “o que não fazer”.

O Celebration Grids

Celebration Grids

Pense comigo: qual é o problema se você experimentar um novo prato no seu restaurante favorito, uma nova ferramenta de gestão, fazer o test-drive em um veículo e simplesmente não gostar? Nós apenas vamos trazer este “insucesso” para o nosso contexto e buscar um novo passo para continuarmos a nossa caminhada.
Não ter um compromisso com o sucesso nos permite arriscar sem carregar nas costas o ônus da falha e introduzir esta ferramenta no seu time pode incentivá-lo a aprender e inovar o tempo todo e em doses homeopáticas.

Lembre-se:
Se uma experiência for bem-sucedida nós aprendemos.
Mas se ela falhar… tudo bem também porque nós também aprendemos!
Pense nisso!

Venha conhecer mais detalhes do Celebration Grids e mais uma série de outras ferramentas nas turmas de Management 3.0 da Adaptworks.
Consulte nosso calendário ou entre em contato conosco.
Obrigado e até uma próxima!

 

Diego Bonilha Xavier

Diego Bonilha é Agile Trainer e Facilitador de Management 3.0. Já atuou como desenvolvedor, líder, gerente de projetos e scrum master e traz toda esta experiência para os treinamentos, palestras e consultorias.

Leave a Reply

Close Menu