Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Os fundamentos ágeis são muito mais do que conjuntos de regras ou procedimentos, mas uma maneira de pensar e de estar aberto a mudanças. Essa filosofia e forma de trabalho vem se consolidando nos últimos anos e é uma alternativa para atender diversas demandas de forma flexível e com valor para o cliente.

Muitas empresas adotam algum framework e trabalham com suas metodologias. Mas é preciso ir além, não basta apenas fazer ágil é preciso ser ágil!

Você tem ouvido falar sobre ágil, mas ainda não sabe bem por onde começar? Leia nosso artigo e confira!

O que é o Ágil?

No desenvolvimento ágil utilizam-se abordagens de planejamentos iterativas, que dão maior liberdade de mudanças e vê a entrega de valor para o cliente como principal.

O ágil utilizado atualmente surgiu no início de 2001, com um grupo de 17 desenvolvedores de software que se reuniram para aprimorar conceitos e metodologias. Desse encontro, nasceu o Manifesto para o Desenvolvimento Ágil, que reúne quatro valores e 12 princípios.

Como começar a trabalhar com Ágil?

Muitos são os cenários e os frameworks possíveis para se trabalhar com ágil, mas antes disso é essencial que você entenda o que de fato ele é e saiba bem sobre seus princípios e valores.

Atualmente, muitas empresas usam as técnicas, mas não utilizam a base do ágil. E essa falta da base pode conflitar em algum momento dentro de seu contexto. Para se fazer ágil é preciso que sejam seguidos todos aqueles princípios e valores que foram definidos lá em 2001.

A partir daí que os frameworks farão mais sentidos para cada cenário, e então será utilizado o que mais encaixar em cada ambiente.

Então, onde aprender a base?

O mindset ágil é algo que vai se moldando ao longo do tempo com as experiências adquiridas. E esse mindset aberto e pronto para mudanças é o ponto de partida para entender sobre o ágil e suas possibilidades.

O treinamento Certified Agile Professional é indicado exatamente para isso. Ele é mais do que um treinamento básico, é o alicerce, a base e os fundamentos da jornada ágil.

Por que fazer o CAP?

O Certified Agile Professional, o CAP, é o início da trilha da ICAgile para seguir com a jornada ágil e a partir de então, se especializar em diversas áreas de atuação. O treinamento é uma certificação internacional de uma instituição altamente reconhecida no mercado.

É de extrema importância passar por essa fase inicial, pois é nela que serão abordados a base do ágil. O treinamento tem foco em valores fundamentais e princípios, e não se apega a nenhum framework.

O maior foco é aprender o mindset agile, independente de seus métodos e frameworks, e assim ser capaz de aplicar as melhores soluções para diferentes ambientes reconhecendo as particularidades de cada contexto.

O treinamento é uma certificação internacional, de uma instituição altamente reconhecida no mercado.

E então, você está pronto para iniciar sua jornada ágil? Confira a próxima turma e dê os seus passos nesse mundo!

This Post Has 2 Comments

Leave a Reply

Close Menu