Nas minhas andanças pela Adaptworks pelo Brasil afora volta e meia eu sou questionado se um Scrum Master pode atuar simultaneamente em mais de um time.

Eu diria que você que até pode, mas antes disso você precisa avaliar alguns aspectos importantes, já que estamos falando de um papel fundamental para transformar times e organizações de forma sustentável.

Pensando nessa dúvida e nesse tema tão amplo, vamos falar um pouco mais de Scrum Master?

Você sabe o que faz um Scrum Master?

Se você não tem ideia ou acha que ele só cuida da agenda de sala para as cerimônias Scrum é bom você saber que o SM tem funções vitais em um Agile Team:

  • Líder Servidor – é aquele que coloca o seu conhecimento a disposição do time sem impor opiniões ou padrões.
  • Facilitador – organiza e conduz as reuniões do framework. Usa a sua neutralidade em favor das discussões do time, promovendo um ambiente seguro onde todos possam fazer as suas contribuições.
  • Coach – utiliza ferramentas de coaching para estimular as pessoas e o time a encontrar as suas próprias respostas. E não se esqueça que, normalmente, um processo de coaching acelera resultados.
  • Removedor de Impedimentos – ajuda a remover impedimentos que o time não consegue resolver.
  • Agente de mudanças – insere práticas e pensamento ágil. Experimenta e colhe feedbacks para as próximas ações. Tem na sua essência o pensamento complexo e promove pequenas mudanças de forma sustentável desafiando, mas ao mesmo tempo, respeitando o status quo do time e da própria organização.
  • Mentor – guia os membros do time (e o próprio time) transferindo conhecimento em algum assunto que tenha domínio e experiência.
  • Professor – ensina práticas e ferramentas através de workshops, treinamentos e também no próprio dia-a-dia.

Sei que muitas empresas dividem o Scrum Master em mais de um time por conta das questões financeiras, já que nem sempre é possível bancar um SM para cada time.

Obviamente, esta escolha é legítima, mas é bom entendermos os seus efeitos e principalmente a carga de trabalho do SM.

E agora que já respondemos “o que faz um Scrum Master”, é hora de responder outra pergunta:

Você sabe ser um Scrum Master?

Se você ainda está aprendendo a ser um Scrum Master, dividir o seu tempo em mais de um time pode comprometer a sua evolução e as suas ações no time.

Uma das características de um líder servidor é a capacidade de observar as pessoas e o ambiente, mas se você fica correndo pra lá e pra cá este trabalho pode se tornar mais complicado do que parece.

Observe que este papel envolve um poderoso mix de habilidades e é preciso tempo para desenvolvê-las.

Além disso, estamos falando de um papel que ainda é relativamente novo e que muitas vezes conflita com o que até então fazíamos nas organizações. 

Um outro aspecto importante para você avaliar é quais são as características dos times que  o Scrum Master vai atuar:

  • São times novos?
  • Como lidam com conflitos?
  • Quais práticas ágeis já estão consolidadas?
  • Quais são os desafios?

Ouço muito aquela famosa máxima que você certamente também já ouviu por ai:

“O bom Scrum Master é aquele que se faz desnecessário para o time ao longo do tempo.”

Realmente é uma bela frase que tira o fôlego de qualquer pessoa engajada no Agile e, honestamente, que faz todo o sentido, mas como chegar nesse ponto se o nosso amigo Scrum Master se dedica parcialmente ao time. Faz sentido?

Como atuam os SM em sua organização? Você já se viu em uma situação de atuar em mais de um time?

Espero que você tenha chegado até aqui com algumas reflexões. Aproveite a discussão sobre Scrum Master e conheça um pouco mais do Certified SAFe 4.6 Scrum Master, treinamento que prepara profissionais para assumir o papel de SM em grandes organizações.

Abraços e até a próxima!

Diego Bonilha Xavier

Diego Bonilha é Agile Trainer e Facilitador de Management 3.0. Já atuou como desenvolvedor, líder, gerente de projetos e scrum master e traz toda esta experiência para os treinamentos, palestras e consultorias.

Leave a Reply

Close Menu