Pensando em mudar de área ou até mesmo dar um “up” na sua carreira? Leia este artigo e tire as suas próprias conclusões sobre o crescimento do SAFe no mundo e no Brasil.

Falar por falar sem mostrar números e evidências não é algo que se possa confiar quando o assunto é sobre carreiras e profissões do futuro.

Afinal de contas, você precisa entender se valerá a pena mesmo tanto investimento de tempo e dinheiro.

SAFe no mundo

Atualmente o SAFe está em sua 5a edição e já foi adotado por profissionais que atuam em 70% das empresas da Fortune 100. Até hoje, mais de 500.000 profissionais foram treinados em SAFe no mundo.

A rede de parceiros da Scaled Agile que criou o SAFe, conta com mais de 300 empresas credenciadas para oferecer treinamentos e serviços baseados em SAFe, em mais de 50 países espalhados pelo mundo.

Fora isso, o SAFe foi apontado pelo Relatório Anual sobre Agilidade da VersionOne, como o método de escalar de ágil mais popular do mundo.

Demanda crescente por SAFe

Quando um determinado assunto avança principalmente em grandes organizações, há um aumento da demanda por estes assuntos, quase como um reflexo automático.

Isso é um efeito percebido com diversos tipos de tecnologia, métodos e processos adotados por organizações ao longo de décadas.

No caso do SAFe, diversas empresas já adotaram o SAFe , tais como Lockheed Martin, Bosch, PepsiCo, Cisco, Air France, Intel, Philips, Astra Zeneca, HP, entre outras.

Aqui no Brasil não é diferente, empresas de grande porte já tem iniciativas de SAFe, na qual podemos citar: Bradesco, Kroton, Dell, Exxon entre outras.

Qualquer iniciativa de SAFe em uma grande empresa não pode ser simplesmente uma “modinha de verão”, que inicia em um mês e acaba no outro.

A adoção do SAFe é uma decisão estratégica acima de tudo, que demanda esforço e investimento para que a empresa possa colher seus benefícios e deve ser levada em conta por toda a organização.

Oportunidades à vista no Brasil

Atualmente, é fácil você encontrar um número interessante de vagas que já pedem por certificações de SAFe.

Basta você acessar um dos maiores portais de vagas do Brasil e digitar no campo de palavra-chave da vaga: “certificação SAFe”, você não se surpreenderá se aparecer mais do que 50 oportunidades de emprego.

Outro número impressionante é o crescimento da quantidade de pessoas que estão buscando certificações de SAFe. Só no ano passado, aqui na Adaptworks, tivemos um aumento na casa de 200%.

Até hoje, a Adaptworks já treinou mais de 3.500 pessoas e é a 19o parceira da Scaled Agile em número de pessoas treinadas a mais de 300 parceiros no mundo.

Outro indicador interessante é o nosso Meetup, um evento gratuito que promovemos e que já junta mais de 1.500 interessados e não para de crescer.

Benefícios para quem optar pelas certificações de SAFe

Sem dúvida, são números consistentes e favoráveis para um crescimento das posições que exigirão certificações de SAFe nos próximos meses e até anos.

Existem diferentes tipos de certiticações de SAFe que podem ser indicadas dependendo do seu perfil profissional ou do seu foco de atuação.

A certificação SAFe® Agilist é uma das mais procuradas, veja os principais benefícios que ela poderá agregar para a sua carreira:

  • Liderar a transformação ágil em seu time seja ele Técnico ou de Negócios;
  • Ir além e tornar-se um agente de mudanças valorizado no mercado para atuar em transformações de grandes organizações;
  • Valorizar o seu currículo e sua carreira profissional com a certificação SAFe® Agilist para almejar ganhos maiores e posições de destaque no mercado;
  • Conectar-se a Scaled Agile para ficar por dentro das novidades;

Qualquer caminho que você siga, pode não ser o mais fácil, mas grandes esforços costumam trazer grandes recompensas. Neste caso, espero que tenha gostado dos nossos números e dicas para aprimorar ainda mais a sua carreira. Até mais!

Introdução ao SAFe

Adaptworks

@Adaptworks

Deixe uma resposta