Este artigo trás dicas importantes sobre como funciona o processo de certificação de SAFe e o que você pode fazer para se preparar melhor para alcançar este objetivo.

Antes de iniciar, é importante termos em mente que uma certificação não é somente uma atividade pontual de fazer um exame ou algo parecido, e sim, uma jornada que tem início, meio e fim.

Supondo que você já realizou o treinamento da qual pretende se certificar, é bom dizer que, o aproveitamento do seu treinamento, diz muito sobre como você poderá enfrentar as próximas fases de sua jornada rumo as últimas etapas de seu intento principal.

Caso ainda não tenha realizado nenhum treinamento, escrevemos um artigo que você pode conferir qual é o treinamento mais indicado para o seu caso, veja aqui.

5 dicas essenciais antes de começar

  1. Faça um plano ou roteiro detalhado com todas as etapas, desde o treinamento com suas observações e resumos até os demais itens que provavelmente você tomará conhecimento neste artigo;
  2. Defina dias e horários fixos para estudo, lembrando de preparar o seu ambiente para que ele fique o mais confortável possível;
  3. Não deixe de considerar pesquisar e acessar o site da certificadora com dicas importantes sobre itens de estudo mais indicados para o exame;
  4. Mantenha contato com pessoas que já fizeram o exame e passaram, bem como aquelas que também não passaram. Procure entender as dificuldades, tempos e características mais marcantes que cada um teve como experiência;

5. Mantenha-se confiante e com uma postura positiva. Siga o seu planejamento com afinco e adquira essa confiança. Não demore mais do que 2 semanas para realizar o seu exame, a partir do término do treinamento. Caso já tenha passado mais tempo, não demore mais do que uma semana, após o início de seus estudos.

Como funciona os exames da Scaled Agile

Os exames são realizados via o site da própria Scaled Agile. A realização da prova está inclusa no valor do treinamento se a mesma for executada em até 30 dias após a realização do treinamento. ATENÇÃO: Passado esse período cada novo acesso a prova de certificação terá um custo adicional de US$ 50 (cinquenta dólares). Este valor pode variar dependendo do tipo de certificação.

Há um total de “X” perguntas de múltipla escolha para serem respondidas em até “X” minutos. Aprovação a partir de “X”% de aproveitamento. ATENÇÃO: Cada treinamento da Scaled Agile, pode conter quantidades de perguntas diferentes, tempo e percentuais de aproveitamento distintos.

Uma dica importante é saber exatamente quais serão essas quantidades, tempos e percentuais para que você possa administrar a melhor estratégia para fazer o exame.

Antes do exame você deverá se logar no site da Scaled Agile e seguir por um fluxo de estudo obrigatório que termina em um simulado oficial muito parecido com o formato do exame oficial, para você treinar. Você pode realizar este simulado quantas vezes achar necessário, antes de partir para o exame final.

Só parta para fazer o exame quando você realizar o simulado com um percentual de aproveitamento superior de 12% a 15% além do limite exigido para a certificação.

Além do simulado, uma dica legal é você acessar um ambiente de estudo da Scaled Agile com questões para serem respondidas, onde você pode exercitar seus conhecimentos. Acesse esse ambiente aqui.

Se der errado, o que eu faço?

Não se desespere, retome o seu plano de estudo e procure identificar quais foram as suas principais dificuldades, isso é importante para que você possa focar onde mais precisa.

Lembre-se você terá uma tentativa de passar no exame. A segunda tentativa de aprovação para a certificação poderá ser realizada imediatamente após a reprovação na primeira oportunidade desde que o pagamento adicional seja realizado. A partir da 3ª tentativa é necessário um prazo de 10 dias para estar habilitado ao exame novamente, além de efetuar o pagamento de um novo voucher. A partir da 4ª tentativa, o candidato precisa aguardar o prazo de 30 dias para a realização de um novo exame.

O que mais importa sobre uma certificação de SAFe

Saiba que você pode resgatar PDU´s e SEU´s para outras certificadoras. Consulte mais informações a respeito de cada certificação de SAFe. Normalmente eles publicam uma tabela com a quantidade disponível de acordo com as categorias e tipos de certificação.

Acesse nosso artigo sobre quais são as certificações de SAFe, que melhor se encaixam em seu perfil. E um outro sobre como o SAFe pode ajudar na sua carreira, que te dá dicas de como prosperar com suas certificações.

Gostou do nossas dicas? Não deixe de comentar abaixo e compartilhar em suas redes sociais.

Introdução ao SAFe

Adaptworks

@Adaptworks

Deixe uma resposta