Conheça as certificações de SAFe que podem ser as mais indicadas para você ou para sua equipe.

Para você obter uma ou mais certificações de SAFe, você precisa antes de tudo, realizar um treinamento oficial. Abaixo listamos os principais treinamentos e as respectivas certificações associadas a cada um:

Leading SAFe with Certified SAFe® Agilist

Traz conceitos e práticas sobre o mindset Lean-Agile e como aplicar os princípios e práticas do SAFe para oferecer suporte a equipes ágeis e de negócios, gerenciamento de portfólio de programas e coordenação de cadeias de valores.

Certificação: Certified SAFe® Agilist

Principal motivação para fazer: Este é um treinamento de entrada do SAFe, ele oferece uma visão geral necessária para aqueles que estão iniciando com o SAFe.

Saiba mais sobre o Leading SAFe with Certified SAFe® Agilist

Certified SAFe® Scrum Master

Apresenta como executar com êxito PI´s (Program Increment), criar times ágeis de alta performance e lidar com os principais componentes de um desenvolvimento ágil em escala. Explora como atuar como um coach e líder servidor junto a times para que possam entregar o máximo de valor de negócio por meio do SAFe®.

Certificação: Certified SAFe® Scrum Master

Principal motivação para fazer: Se você já atua na linha de frente com iniciativas ágeis em sua organização, com este treinamento você estará apto a rodar o Scrum em organizações SAFe.

Saiba mais sobre o Certified SAFe® Scrum Master

Certified SAFe® Product Owner / Product Manager

Ensina sobre diversos papéis do SAFe relacionados a gestão de produtos, além de obter entendimento aprofundado sobre como ART’s (Agile Release Trains) funcionam e entregam valor para o negócio.

Certificação: Certified SAFe® Product Owner / Product Manager

Principal motivação para fazer: Se você já atua em uma área de negócios que lida com o desenvolvimento de produtos e deseja dominar técnicas para gerir backlogs e gerar mais valor para seu negócio, este é o seu treinamento.

Saiba mais sobre o Certified SAFe® Product Owner / Product Manager

Implementing SAFe with Certified SAFe® Program Consultant

Ensina a liderar uma transformação Lean-Agile, aproveitando as práticas e os princípios do Scaled Agile Framework® (SAFe®) e as sete principais competências da Lean Enterprise. Os participantes obtêm insights e praticam como orientar programas, lançar Agile Release Trains, criar um pipeline de entrega contínua com a cultura DevOps e habilitar o Lean Portfolio.

Certificação: Certified SAFe® Program Consultant

Principal motivação para fazer: Se você está participando ativamente de um transformação Lean-Agile em sua organização, então este treinamento é para você. Além disso, você estará habilitado para ministrar treinamentos para as mais diversas certificações de SAFe.

Saiba mais sobre o Certified SAFe® Program Consultant

Certified SAFe® Advanced Scrum Master

Explora como ampliar o paradigma do Scrum com práticas como DevOps e Kanban para melhorar o fluxo de entrega de valor. Também ensina técnicas para formação de times de alto desempenho, além de maneiras práticas para evitar anti-patterns Ágeis e de Scrum na organização.

Certificação: Certified SAFe® Advanced Scrum Master

Principal motivação para fazer: Se você já atua com o SAFe em sua organização e precisa se aprofundar ainda mais na liderança de times para suportá-los para gerar mais valor para o negócio, então esse treinamento é para você.

Saiba mais sobre o Certified SAFe® Advanced Scrum Master

SAFe for Teams with Certified SAFe® Practitioner

Explora a execução de ART´s para entregar mais valor usando práticas como Scrum, Kanban e XP. Também ensina a escrever stories, quebrar features, planejar executar iterações e outras atividades para ajudar integração de times e na melhoria contínua de trens.

Certificação: Certified SAFe® Practitioner

Principal motivação para fazer: Se a sua organização ou o seu time pretendem rodar ou participar de alguma PI (Program Increment), então este treinamento não é somente uma opção, mas o caminho seguro para você e seu time alcançarem sucesso em uma próxima PI.

Saiba mais sobre o Certified SAFe® Practitioner

Certified SAFe® Release Train Engineer

Ensina você a entregar valor de ponta a ponta por intermédio de um Agile Relase Train (ART), além de mostrar como criar um ART de alto desempenho e tornar-se um coach e líder servidor.

Certificação: Certified SAFe® Release Train Engineer

Principal motivação para fazer: Supondo que você já faz parte de uma organização que já obtém benefícios utilizando o SAFe, esta é uma oportunidade de você se especializar ainda mais no SAFe para agora atuar como um verdadeiro RTE.

Saiba mais sobre o Certified SAFe® Release Train Engineer

Certified SAFe® Architect

Prepara arquitetos de sistemas, soluções e organizacionais para se envolverem em toda a organização SAFe como líderes eficazes e agentes de mudança que colaboram com suas entregas relacionadas a arquitetura.

Certificação: Certified SAFe® Architect

Principal motivação para fazer: Se você já atua como um experiente arquiteto e deseja adquirir conhecimentos para atuar em organizações SAFe, então este é o treinamento certo para você.

Saiba mais sobre o Certified SAFe® Architect

Certified SAFe® Lean Portfolio Management

Aprenda as ferramentas e técnicas necessárias para implementar as funções do Lean Portfolio Management, incluindo estratégias e financiamento de investimentos, operações com o Agile Portfolio e Governança Lean.

Certificação: Certified SAFe® Lean Portfolio Management

Principal motivação para fazer: Se você já atua em um PMO ou faz parte de um grupo de trabalho voltado para gestão de portfólio em sua empresa, chegou o momento de você aprender mais sobre Lean Portfolio. Não perca esta chance e aproveite este treinamento.

Saiba mais sobre o Certified SAFe® Lean Portfolio Management

E aí, gostou do nosso post explicando sobre as diversas certificações de SAFe? Agora entenda um pouco mais como o SAFe pode ajudar na sua carreira.

Introdução ao SAFe

Adaptworks

@Adaptworks

Deixe uma resposta