Veja neste artigo uma referência rápida para entender o que significa cada área apresentada na Big Picture do SAFe.

A ideia aqui está longe de detalhar com grande profundidade cada elemento da Big Picture do SAFe, pois o próprio site da Scaled Agile já provê essa facilidade através de links que dão acesso a materiais e explicações exclusivas sobre cada parte dela.

O que você verá neste artigo é uma explicação rápida e objetiva sobre 6 das principais áreas da Big Picture do SAFe, para que você desde já, comece a se familiarizar com os termos do SAFe.

O gráfico da Big Picture do SAFe apresentado abaixo é a versão “Full”, ou seja, a mais completa de todas as configurações que o SAFe permite ter. 

É importante saber que cada configuração permite uma visão diferente da Big Picture do SAFe, com menos ou mais elementos disponíveis no gráfico abaixo.

O que está por trás da Big Picture do SAFe

A Big Picture parece assustadora inicialmente, um emaranhado de desenhos e símbolos com diferente significados, mas se você prestar atenção verá que ela nos informa sobre as funções, equipes, atividades e artefatos individuais necessários para escalar o ágil em uma organização.

A verdadeira vocação da Big Picture do SAFe é orientar: “O quê”, “Onde”, “Quem” e “Como” é necessário para cada configuração de SAFe. Ela atua como uma caixa de ferramentas para o SAFe, permitindo visualizar os elementos que fazem mais sentido de acordo com cada configuração do SAFe.

Vejamos suas principais áreas:

Big Picture do SAFe

1. Competências do SAFe: 

As sete principais competências necessárias para o Business Agility. Cada competência tem três dimensões e é um conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos relacionados.

Ao dominar as competências da SAFe, as empresas podem obter agilidade nos negócios para responder rapidamente às condições voláteis do mercado, às necessidades dos clientes e às tecnologias emergentes.

Você pode saber mais sobre essas competências neste artigo que escrevemos: As 7 competências do SAFe que habilitam o Business Agility.

2. Paleta de Abrangência ou Spanning Pallete:  

Contém várias funções e artefatos que podem ser aplicados as diferentes configurações do SAFe ou contexto de portfólio específico.

Um elemento essencial da flexibilidade e configurabilidade do SAFe, esta paleta permite que as organizações apliquem apenas os itens necessários para sua configuração.

3. Lean-Agile Leadership

Embora seja tratado como uma das competências do SAFe, esta competência atua como uma importante fundação para toda a estratégia de adoção do SAFe.

Aqui estão descritos os princípios, valores e mindsets em que o SAFe está amparado, além de conter uma orientação para implementação e papéis de liderança necessários para agregar valor com sucesso em escala.

4. Stakeholders chaves

Nesta área são descritos os diferentes papéis e responsabilidades que devem interagir conforme cada configuração do SAFe.

Podem ser individuais ou agrupados por objetivos comuns ou até mesmo por diferentes contextos no decorrer da execução no dia a dia de uma organização SAFe.

5. Configurações do SAFe

O SAFe disponibiliza 4 diferentes configurações, descritas sucintamente a seguir:

  • SAFe Essential: É o ponto de partida para rodar o SAFe em uma organização.
  • Large Solution: Voltada para organizações com soluções que envolvem times atuando juntos em diferentes trens, com aspectos regulatórios entre outras particularidades sujeitas a organizações maiores e complexas.
  • Portfolio Solution: Incorpora a competência Lean Portfolio Management para organizações que desejam alinhar a gestão de seus portfólios a execução da estratégia.
  • Full SAFe: É a versão mais abrangente que une todas as competências, para empresas que entregam soluções ainda mais complexas e integradas que a Large Solution.

Você pode conhecer um pouco mais sobre Configurações do SAFe no artigo que escrevemos sobre isso.

6. Organizações e Governo

Indica o tipo de entidade privada ou pública na qual o SAFe pode oferecer suporte para a execução das estratégias Lean-Agile.

E aí, gostou do nosso tour pela Big Picture do SAFe? É claro que tem muito mais para descobrir, mas isso, deixaremos para os próximos artigos da nossa série. Fique ligado e aproveite!

Este texto é uma tradução e adaptação do texto da ©Scaled Agile Inc.

Carreira no SAFe

Adaptworks

@Adaptworks

Deixe uma resposta