Este artigo traz as competências do SAFe que atuam como a pedra fundamental do Scaled Agile Framework. Acompanhe!

As 7 Competências do SAFe são fundamentais para uma organização Lean. Vale ressaltar que essas competências da versão 5.0, foram reeditadas a partir das 5 competências originais introduzidas na versão 4.6 do SAFe, além de duas competências totalmente novas (Organizational Agility e Continuous Learning Culture).

As competências descritas representam a lente principal para entender e implementar o SAFe. Onde cada competência é um conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos relacionados, que juntos permitem que as empresas habilitem o Business Agility, oferecendo a melhor qualidade e valor para os negócios no menor tempo sustentável possível.

Vamos a elas:

Lean-Agile Leadership

A competência Lean-Agile Leadership que significa Liderança Lean-Ágil, descreve como os líderes Lean-Agile conduzem e sustentam a mudança organizacional, capacitando indivíduos e equipes a atingir seu maior potencial.

Eles fazem isso liderando pelo exemplo, adotando uma mentalidade Lean-Agile e liderando a mudança para uma nova maneira de trabalhar. O resultado são colaboradores mais engajados, maior produtividade, inovação e mudanças organizacionais bem-sucedidas.

Esta competência conta com a seguintes dimensões:

Leading by Example ou Liderar pelo Exemplo: Os líderes obtêm autoridade conquistada modelando os comportamentos desejados para que outros sigam, inspirando-os a incorporar o exemplo do líder em sua própria jornada de desenvolvimento pessoal.

Mindset and Principles ou Mentalidade e Princípios: Ao incorporar a maneira Lean-Agile de trabalhar em suas crenças, decisões, respostas e ações, os líderes modelam a norma esperada em toda a organização.

Leading Changes ou Liderando Mudanças: Os líderes lideram (em vez de simplesmente apoiar) a transformação criando o ambiente, preparando as pessoas e fornecendo os recursos necessários para alcançar os resultados desejados.

Continuous Learning Culture

A competência Continuous Learning Culture que significa Cultura de Aprendizagem Contínua, descreve um conjunto de valores e práticas que incentivam os indivíduos e a empresa como um todo a aumentar continuamente o conhecimento, a competência, o desempenho e a inovação.

Isso é alcançado ao se tornar uma organização que aprende, comprometendo-se com uma implacável melhoria e promovendo uma cultura de inovação.

Esta competência conta com a seguintes dimensões:

Learning Organization ou Aprendizagem Organizacional: Os funcionários de todos os níveis estão aprendendo e crescendo para que a organização possa se transformar e se adaptar a um mundo em constante mudança.

Innovation Culture ou Cultura de Inovação: Os colaboradores são incentivados e capacitados a explorar e implementar idéias criativas que permitem a entrega futura de valor.

Relentless Improvement ou Melhoria Implacável: Cada parte da empresa se concentra em melhorar continuamente suas soluções, produtos e processos.

Team and Technical Agility

A competência Team and Technical Agility, que significa Time e Agilidade Técnica, descreve as habilidades críticas e os princípios e práticas Lean-Agile que os times ágeis de alto desempenho e os times de times ágeis usam para criar soluções de alta qualidade para seus clientes.

O resultado é aumento da produtividade, melhor qualidade, menor tempo de colocação no mercado e entrega de valor previsível.

Esta competência conta com a seguintes dimensões:

Agile Teams ou Equipes Ágeis: As equipes multifuncionais de alto desempenho ancoram a competência aplicando princípios e práticas eficazes do ágil.

Teams of Agile Teams ou Times de Times Ágeis: As equipes ágeis operam no contexto do SAFe Agile Release Train (ART), uma time de times ágeis de longa duração que fornece uma visão e direção compartilhada e é responsável por fornecer os resultados da solução.

Built-in Quality ou Qualidade Integrada: Todos as times ágeis aplicam práticas ágeis definidas para criar soluções bem projetadas e de alta qualidade que suportam as necessidades atuais e futuras dos negócios.

Agile Product

A competência Agile Product Delivery que significa Entrega de Produto Ágil, é uma abordagem centrada no cliente para definir, criar e liberar um fluxo contínuo de produtos e serviços que geram valor para os clientes e usuários.

Isso permite que a organização forneça soluções que encantem os clientes, reduzam os custos de desenvolvimento, reduzam os riscos e lidem melhor com a concorrência.

Esta competência conta com a seguintes dimensões:

Customer Centricity and Design Thinking ou Centralidade do Cliente e Design Thinking: É o cliente no centro de todas as decisões e o uso do design thinking para garantir que a solução seja desejável, factível, viável e sustentável.

Develop on Cadence/Release on demand ou Desenvolver em Cadência/Entrega sob demanda: O desenvolvimento da cadência ajuda a gerenciar a variabilidade inerente ao desenvolvimento do produto. A dissociação da entrega de valor garante que os clientes possam obter o que precisam quando precisam.

DevOps and Countinuous Delivery Pipeline ou DevOps e o Pipeline de Entrega Contínua: Cria a base que permite às empresas entregar valor, no todo ou em parte, a qualquer momento para atender à demanda do cliente e do mercado

Enterprise Solution Delivery

A competência Enterprise Solution Delivery que significa Entrega de Soluções Empresariais, descreve como aplicar os princípios e práticas Lean-Agile à especificação, desenvolvimento, implantação, operação e evolução dos maiores e mais sofisticados aplicativos de software, redes e sistemas ciber-físicos demandados por grandes corporações.

Esta competência conta com a seguintes dimensões:

Lean Systems and Solution Engineering ou Sistemas Lean e Engenharia de Soluções: Aplica as práticas Lean-Agile para alinhar e coordenar todas as atividades necessárias para especificar, arquitetar, projetar, implementar, testar, implantar, evoluir e, finalmente, desativar esses sistemas.

Coordinating Trains and Suppliers ou Coordenação de Trens e Fornecedores: Coordena e alinha o extenso e muitas vezes complexo fluxo de valor para uma missão compartilhada entre negócios e tecnologia. Ele usa a Visão, Backlogs e Roadmaps coordenados com PI´s (Program Increments) comuns e pontos de sincronização.

Continuous Evolve Live Systems ou Sistemas Presentes de Evolução Contínua: Garante que grandes sistemas e seu pipeline de desenvolvimento ofereçam suporte à entrega contínua.

Lean Portfolio Management

A competência Lean Portfolio Management que significa Gerenciamento do Portfólio Lean, alinha estratégia e execução aplicando abordagens do pensamento Lean e sistêmico ao financiamento de estratégias e investimentos, operações ágeis de portfólio e governança.

Essas colaborações dão à empresa a capacidade de alinhar estratégia à execução, atender aos compromissos existentes de forma confiável e possibilitar melhor a inovação.

Esta competência conta com a seguintes dimensões:

Strategy & Investment Funding ou Fundos de Estratégia e Investimento: Garantem que todo o portfólio seja alinhado e financiado para criar e manter as soluções necessárias para atender às metas de negócios.

Agile Portfolio Operations ou Operações de Portfólio Ágil: Coordena e apoia a execução descentralizada do programa e promove a excelência operacional.

Lean Governance ou Governança Lean: É a supervisão e tomada de decisões de gastos, auditoria e conformidade, previsão de despesas e mensuração.

Organizational Agility

A competência Organizational Agility que significa Agilidade Organizacional, descreve como pessoas com o pensamento Lean e as equipes Ágeis otimizam seus processos de negócios, desenvolvem estratégias com novos compromissos claros e decisivos e os adaptam rapidamente a organização conforme necessário para capitalizar novas oportunidades.

Lean-Thinking People and Agile Teams ou Pessoas com pensamento Lean e Times Ágeis: Todos os envolvidos na entrega de soluções são treinados nos métodos Lean-Agile e abraçam e incorporam os valores, princípios e práticas.

Lean Business Operations ou Operações Lean de Negócios: As equipes aplicam os princípios Lean para entender, mapear e aprimorar continuamente os processos de negócios que dão suporte aos produtos e serviços.

Strategy Agility ou Agilidade da Estratégia: A empresa é suficientemente ágil para detectar continuamente o mercado e alterar rapidamente a estratégia quando necessário.

E aí? Viu como as competências do SAFe são importantes para o Scaled Agile Framework? Em breve vamos mergulhar em cada uma delas, fique ligado!

Este texto é uma tradução e adaptação do texto da ©Scaled Agile Inc.

Adaptworks

@Adaptworks

Deixe uma resposta