Entenda neste artigo quais são as principais configurações do SAFe para os mais diferentes tipos de necessidades e contextos organizacionais.

Configurável e escalável, o SAFe permite que cada organização adapte o Framework às suas próprias necessidades de negócios.

Com quatro configurações prontas para uso descritas nas Big Pictures abaixo, o SAFe oferece suporte a todo o espectro de soluções, desde as que exigem um pequeno número de equipes até os sistemas complexos que exigem centenas e até milhares de pessoas para criar e entregar.

Confira abaixo quais são as configurações do SAFe.

Essential SAFe

É a configuração mais básica de todas as outras configurações e é o ponto de partida mais simples para a implementação. A configuração Essencial SAFe oferece as principais competências de Leadership Lean-Agile , Team e Technical Agility e Agile Product Delivery para a empresa.

O Essential SAFe é ancorado por uma estrutura organizacional chamada Agile Release Train (ART), onde equipes de ágil, principais partes interessadas e outros recursos são dedicados a uma importante e contínua missão de solução.

Essential SAFe

Large Solution SAFe

É a configuração orientada para organizações que desenvolvem as maiores e mais complexas soluções. Essa configuração oferece maior foco na coordenação de vários ARTs (Agile Release Train) e fornecedores e no cumprimento de padrões de compliance e regulatórios.

A estrutura de um Solution Train ajuda as empresas a enfrentarem os maiores desafios na criação de softwares multidisciplinares de larga escala, hardwares, sistemas de TI ciber-físicos e complexos. O desenvolvimento dessas soluções requer funções, artefatos, eventos e coordenação adicionais.

Large Solution SAFe

Portfolio SAFe

Esta configuração incorpora a competência Lean Portfolio Management para alinhar a execução do portfólio à estratégia da empresa. Ela também organiza o desenvolvimento em torno do fluxo de valor por meio de uma ou mais cadeias de valores. Além disso, o Portfólio SAFe é a configuração mais simples projetada para ajudar as organizações em direção ao Business Agility.

Além das competências, o Portfólio SAFe fornece princípios e práticas para estratégia de portfólio e financiamento de investimentos, operações de Agile Portfolio e Governança Lean. Em empresas de grande porte, pode haver vários portfólios SAFe.

Portfolio SAFe

Full SAFe

É a configuração mais abrangente, integrando todas as sete competências essenciais para apoiar empresas que constroem e mantêm um portfólio de soluções grandes e integradas.

Configurações do SAFe Full

Tá chegando agora e quer entender melhor cada área principal de uma Big Picture. Veja o nosso artigo que explica a Big Picture do SAFe.

Gostou? Deixe seus comentário. Até mais.

Este texto é uma tradução e adaptação do texto da ©Scaled Agile Inc.

Adaptworks

@Adaptworks

Deixe uma resposta