Se você já teve contato com o SAFe já deve ter ouvido falar sobre a PI (Program Increment). Este artigo destrincha uma PI no SAFe, desde de sua definição até depois da sua execução.

O que é PI (Program Increment)

Uma PI (Program Increment), é uma janela de tempo durante a qual um Agile Release Train (ART) fornece valor incremental na forma dos ativos entregues e definidos como prontos, no caso de software, funcionalidades testadas e funcionando.

Lembrando que partir da versão 5.0, uma PI pode entregar também atividades de negócios e não somente software, o que chamamos neste artigo de “ativos”.

Uma PI no SAFe geralmente têm de 8 a 12 semanas de duração. O padrão mais comum para uma PI são quatro iterações de desenvolvimento, seguidas por uma iteração de Inovação e Planejamento (IP – Innovation & Planning).

Uma PI (Program Increment) é para um ART (ou Solution Train/Trem de Soluções), o que uma interação é para um time ágil.

Solution Train ou Trem de Soluções: É o construto organizacional usado para criar soluções grandes e complexas que exigem a coordenação de vários Agile Release Trains (ARTs), bem como as contribuições dos fornecedores. Alinha os ARTs com uma missão compartilhada de negócios (Capability) e tecnologia (Enabler), usando a solução Vision, Backlog e Roadmap, e uma PI alinhados.

É uma janela de tempo ou “timebox” fixo para criar e validar um incremento completo, demonstrar valor e obter feedback rápido.

Cada PI aplica cadência e sincronização de forma a:

  • Facilitar o planejamento
  • Limitar o trabalho em processo (WIP – Work in Process)
  • Resumir o valor digno de nota para feedback
  • Garantir retrospectivas consistentes e abrangentes de um ART

Devido ao seu escopo, a PI fornece uma janela de tempo ou “timebox” apropriada para considerações no nível de Portfólio e ‘Roadmapping’.

O SAFe divide a linha do tempo do desenvolvimento em uma série de iterações dentro de uma PI.

A Big Picture ilustra como uma PI (Program Increment) é iniciada por um evento de Planejamento da PI (PI Planning) e é seguido por quatro iterações de execução, concluindo com uma iteração de Inovação e Planejamento (IP – Innovation e Planning).

Quer saber mais, acesse nosso artigo sobre como funciona uma PI no SAFe. Até mais!

Este texto é uma tradução e adaptação do texto da ©Scaled Agile Inc.

Adaptworks

@Adaptworks

Deixe uma resposta