Cadência e Sincronização surgem como uma abordagem do SAFe para controlar fluxos de trabalhos sujeitos a variações e imprevisibilidades, ambas com alto poder de influência no planejamento da geração de ganhos para o negócio e no aprendizado ao longo do caminho.

O desenvolvimento de soluções é um processo inerentemente incerto. Caso contrário, as soluções já existiriam e não haveria espaço para a próxima geração de inovações.

Essa incerteza é resultante da resposta que o mercado dará a seus produtos e serviços, do aprimoramento e da evolução dos atuais concorrentes e do surgimento de novos concorrentes.

Para permitir que a empresa responda de forma adequada e no momento certo, a construção de novas soluções e a adaptação de soluções existentes sugerem a aplicação de Cadência e Sincronização em suas formas de trabalho de seus times ágeis de forma escalada. 

O que é Cadência e Sincronização

A cadência pode ser entendida como a arte de manter um ritmo padrão de eventos, tornando rotina tudo o que pode ser rotineiro.

Já a Sincronização permite que várias perspectivas da solução sejam entendidas, resolvidas e integradas ao mesmo tempo. 

É com foco nesses dois conceitos Lean, Cadência e Sincronização, que o SAFe propõe a preparação e a realização de três importantes eventos: System Demo, PI Planning e Inspect and Adapt (I&A). 

Vejamos um pouco mais sobre cada evento.

System Demo

Princípio #7 do Manifesto Ágil: “Software funcionando é a medida primária do progresso”

Alinhado ao princípio 7, a System Demo parte do pressuposto que se você não pode fizer uma real demonstração, você tem falsa sensação de que tudo está evoluindo.

Mas, certamente, você vai precisar investir em preparação para fazer dar certo.

Há um grande desafio em equilibrar o tempo gasto na preparação para desse evento.

Se você passar muito tempo preparando, você falha em sua cadência.

Tenha em mente, no entanto, que isso nunca deve ser feito apenas no final do PI. Isso porque identificar atrasos ou falhas no atendimento aos critérios de aceite de uma feature frustrará a todos! 

A System Demo fornece uma visão abrangente e integrada das novas features finalizadas e disponibilizadas pelo Agile Realese Train (ART) na iteração passada.

Ela oferece ao ART uma medida baseada em fatos do progresso atual em nível de Program Increment (PI).

É a verdadeira medida da velocidade e do progresso do ART.

Para isso, é necessário implementar práticas de engenharia escaláveis ​​necessárias para dar suporte à integração contínua em todo o ART. 

Como grande benefício, podemos considerar o feedback imediato de Business Owners, Program Management e demais stakeholders que poderá gerar itens para a próxima Iteração dos times ágeis ou para a próxima PI Planning.

PI Planning 

Princípio #6 do Manifesto Ágil: “O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e entre uma equipe de desenvolvimento é através de conversa face a face”.

Alinhada ao princípio 6, não há como implementar a SAFe sem implementar adequadamente o processo de PI Planning. 

A PI Planning é um evento de dois dias, com o objetivo de identificar todos os impedimentos que poderiam acontecer.

Tem que ser feito assim, porque não há como o Business Owners (ou qualquer um, aliás) saber todos os impedimentos por conta própria. 

Seus principais benefícios são:  

  1. Estabelecer comunicação face-a-face entre todos os membros da equipe e partes interessadas  
  1. Alinhar o desenvolvimento aos objetivos de negócios com o contexto de negócios, visão e objetivos de Equipe/PI  
  1. Identificar dependências e fomentar a colaboração entre equipes e Cross-ART  
  1. Alinhar a demanda à capacidade disponível, eliminando o excesso de trabalho em progresso (do inglês work in progress ou WIP)  
  1. Tomada de decisão rápida 

Inspect and Adapt (I&A) 

Princípio #12 do Manifesto Ágil: “Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz e então refina e ajusta seu comportamento de acordo.”

Alinhada ao princípio 12, todos os participantes do ART participam juntamente com as equipes ágeis no evento de I&A.

O resultado é um conjunto de itens de backlog de aprimoramento que entram no Program Backlog para o próximo evento de PI Planning.

Dessa maneira, todo Agile Release Train (ART) melhora a cada PI.

O evento de I&A consiste em três partes:

  • PI System Demo: é um pouco diferente das System Demos regulares que acontecem após cada iteração, na medida em que se destina a mostrar todas as features que o ART desenvolveu ao longo da PI.
  • Métricas quantitativa e qualitativa: nessa segunda parte do evento de I&A, as equipes revisam coletivamente todas as métricas quantitativas e qualitativas que concordaram em coletar e discutem os dados e tendências. O valor de negócio planejado (obtido durante a PI Planning) versus o valor de negócio real para cada objetivo de PI é utilizado aqui para criar a medida de previsibilidade do programa.
  • Retrospectiva e Workshop de resolução de problemas: As equipes executam uma breve retrospectiva, cujo objetivo é identificar alguns problemas significativos que eles gostariam de abordar durante o workshop de solução de problemas. Esse workshop estruturado de solução de problemas, realizado imediatamente após a retrospectiva, fornece um conjunto de ferramentas de solução de problemas usadas para identificar as causas reais de um problema, em vez de apenas abordar os sintomas, e estabelece um conjunto de ações de melhoria que farão parte do Program Backlog para a próxima PI Planning.

Com isso, esperamos ter esclarecido um pouco da forma como a Cadência e Sincronização no SAFe são tão importantes para a cultura Lean e fortemente atreladas a valores e princípios ágeis.

Quer saber um pouco mais sobre SAFe e alguns dos termos associados ao framework, leia outros artigos em nosso blog e deixe seus comentários abaixo.

Até breve!

Marcelo Paiva

Enterprise Agile Coach e trainer, apoio a clientes na execução de estratégia de transformação. Experiência em TI, tendo atuado como analista de sistemas, líder de equipe, gerente de projeto, gestor de serviços e consultor em estratégia. Certificado SPC - SAFe Program Consultant, KMP I, Professional Scrum Master, Professional Product Owner e Management 3.0.

Deixe uma resposta