Brainstorm é uma técnica muito disseminada nas organizações brasileiras, mas até que ponto esta técnica está sendo utilizada da melhor forma para alcançar os seus objetivos?

Este artigo apresenta uma técnica diferente que pode auxiliar e muito na otimização da dinâmica de Brainstorm. Acompanhe.

Brainstorm

Brainstorm
Sessão de Brainstorm

O Brainstorm é uma técnica ordenada que tem como objetivo principal extrair grandes ideias dos participantes.

Cada um com a sua visão e perspectiva do tema que está sendo apresentado.

Para isso as pessoas precisam se sentir a vontade, inseridas minimamente em um ambiente seguro. 

Alguns fatores como timidez, pré-julgamento, a presença de pessoas com perfil dominante e principalmente o pensamento de grupo podem prejudicar o bom andamento da sessão. 

Além disso, o pensamento de grupo pode ser um fator extremamente limitante.

Ele pode ser notado através de comportamentos e da própria fala das pessoas. 

Frases como: “aqui as coisas são diferentes” e “já tentamos isso”, durante um Brainstorm, podem ser um balde de água fria na sessão de Brainstorm. 

A técnica das frases proibidas

Para tentar contornar e deixar a sessão de Brainstorm mais leve nós vamos dar algumas dicas simples para você aplicar na sua próxima sessão: 

  1. Aleatoriamente dê um número para cada pessoa que está entrando na sessão. 
  1. Exponha o objetivo do Brainstorm e a importância da pluralidade de ideias. Que tal começar com a frase: 

“Aqui todas as ideias são bem-vindas!” 

  1. Depois desta orientação, convide as pessoas a escreverem em um post-it pensamentos que freiam a criatividade. Dependendo do tamanho do grupo peça uma frase por pessoa. 
  1. Peça para todos colarem suas frases na parede ou em um quadro digital. Você, como facilitador, pode ir organizando e agrupando as frases. 

Na próxima etapa faça uma breve leitura das frases. Envolva as pessoas neste momento. 

5. Abra esta etapa convidando todos a votarem na frase “matadora de criatividade”. Usar dot-voting* nesta etapa pode ser interessante. 

*dot-voting: A votação por pontos é um método de facilitação estabelecido usado para descrever a votação com adesivos ou marcas de pontos com uma caneta. Na votação por pontos, os participantes votam nas opções escolhidas usando um número limitado de adesivos ou marcas com canetas

6. Ordene as frases da mais votada para a que teve a menor quantidade de votos. Dependendo da quantidade de itens pegue um top 3 ou top 5 e destaque em outra área da sua “parede” chamada: “FRASES PROIBIDAS” 

7. Convoque os voluntários números 1 e 2, por exemplo, que você indicou lá do passo 1, e peça para eles serem os “guardiões das frases matadoras”.

Enquanto estão lá, eles não devem opinar. Apenas observar e alertar o uso da “frase proibida”. Eles podem fazer isso através de um sino ou um cartão vermelho (pode ser um post-it). 

É importante que todos vejam a “falta”. Você também pode criar um placar indicando quantas vezes as frases proibidas foram ditas. 

Bom, mas os guardiões também têm contribuições a serem compartilhadas, então através de um timer faça um rodízio e chame os voluntários 3 e 4 e assim por diante. 

Dicas para o Facilitador

  • Observe o engajamento das pessoas nas etapas 3 e 5. Veja como elas se comportam diante da proposta. 
  • Sempre que chamar os guardiões dê orientações claras para eles e observe. Pode ser que o guardião da vez seja o “matador” de ideias. 
  • Peça feedback, mude e adapte! 

E você? Conhece alguma outra frase “matadora de criatividade”, deixe aqui nos comentários a sua opinião. Daremos um jeito de agregar no texto do artigo.

Curtiu? Essa e muitas outras técnicas você pode aprender no Certified Agile Mastery!

Até a próxima!

Diego Bonilha

Sou formador oficial da ICAgile na trilha Agile Coaching Expert e SPC (SAFe Program Consultant) oficial. Tenho experiência como desenvolvedor, líder, gerente de projetos e Scrum Master. Agilidade em escala e novos modelos de gestão em um mundo em constante evolução são assuntos que me fascinam e por isso busco. apoiar a mudança organizacional das grandes empresas em diferentes níveis

Este post tem 2 comentários

  1. Thiago

    Qual é a etapa 5 Diego?

    1. Noel Portugal

      Olá Thiago! Foi mesmo um erro de digitação da sequência de números. Obrigado pela observação. Abraços!

Deixe uma resposta