Pandemia, economia fragilizada e outros acontecimentos estão mexendo com o mercado de tecnologia. Veja neste texto, quais são as Tendências Tecnológicas para 2021.

TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS BY GARTNER

Em outubro de 2020, o Gartner publicou o “Gartner Top Strategic Technology Trends for 2021” onde anunciou as nove principais tendências tecnológicas e estratégicas para 2021.

Nesse estudo, os analistas apresentaram suas descobertas com base no atual cenário de pandemia, já que muitas delas são provocadas ou serão enfatizadas em maior medida devido à crise de saúde que o mundo continua enfrentando.

As nove principais tendências de tecnologia estratégica para 2021 são:

  1. Internet de comportamentos
  2. Experiência total
  3. Computação que aprimora a privacidade
  4. Nuvem distribuída
  5. Operações em qualquer lugar
  6. Malha de cibersegurança
  7. Negócio inteligente combinável
  8. Engenharia de IA
  9. Hiperautomação
Este é um informativo que descreve a tendência de tecnologia estratégica da Gartner para 2021.

Considerando que a pandemia impôs à sociedade o surgimento de novos comportamentos de consumo, a adaptação de outros e ampliou os horizontes de uso de serviços web, as organizações e alguns negócios foram fortemente impactados, exigindo uma grande capacidade de adaptação, ou melhor, de rápida adaptação

Com isso, contínuos ciclos de experimentação, validação de hipóteses com coleta de feedbacks e, acima de tudo, a flexibilização na aplicação da capacidade de investimento têm provocado gestores e exigido das empresas um comportamento menos preditivo e mais responsivo.  

Nesse contexto de tendências tecnológicas e desafios ligados à segurança e à saúde do indivíduo, grandes empresas precisam focar em uma estratégia que alie evolução e resultados consistentes com alto poder de experimentação e adaptação. 

Diante disso, os movimentos de transformação digital e adoção de práticas Lean-Ágil passaram a ter um papel ainda mais importante e ganharam destaque na busca pela sobrevivência dos negócios. 

O MOVIMENTO DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL 

Quando tudo é prioridade, nada é prioridade! 

Há dois anos, relativamente poucos executivos consideravam as competências em gestão de crises, agilidade empresarial, gestão de custos, resiliência da força de trabalho, inovação ou gestão de fluxo de caixa como criticamente importantes para seus negócios.

Hoje, porém, os altos executivos contam uma história diferente. 

Uma nova pesquisa do Institute for Business Value mostra que os executivos agora estão priorizando todos esses temas. 

E, tudo leva a crer que nos próximos dois anos, devemos esperar outra grande mudança na priorização. 

Isso porque os executivos estão apontando claramente que planejam enfatizar a segurança da força de trabalho, o gerenciamento de custos e a agilidade empresarial. 

Transformação Digital

O estudo reforçou, ainda, a percepção e o consenso de que transformação digital não é apenas sobre tecnologia.

Essa mudança é cultural e, em parte, defensiva, uma vez que a redução de custos se torna o principal benefício da iniciativa.

Por isso, para 59% das empresas ouvidas houve uma aceleração na transformação digital e 66% delas foram capazes de concluir iniciativas que antes encontravam resistências.

Iniciativas de Transformação Digital

Podemos dizer que a pandemia do COVID-19 alterou para sempre o funcionamento das organizações em todo o mundo.

Cerca de 55% dos entrevistados disseram que a pandemia resultou em “mudanças permanentes em nossa estratégia organizacional”.

Um número superior a 60% afirma que o COVID-19 “ajustou nossa abordagem para gerenciamento de mudanças” e “automação de processos acelerada”.

Uma das observações feitas foi que as lideranças organizacionais passaram a confiar mais no que a tecnologia pode fazer e estão avançando com a transformação digital.

Eles indicam que estão planejando a recuperação do COVID-19 direcionando investimentos para as mais diversas tendências tecnológicas como IA, IoT, blockchain e nuvem.

Para ter sucesso, as organizações precisam ter certeza de que seu pessoal é tão capaz, resiliente e adaptável quanto suas tecnologias a longo prazo.

O CAMINHO É INCERTO E POUCOS FARÃO SOZINHOS

Toda essa mudança e a velocidade de adaptação exigida sugerem que a escolha de uma nova “forma de fazer”, conectando negócio, clientes e tecnologia, é fundamental para o bom uso da capacidade investimento e a obtenção de resultados de negócio sustentáveis a médio e longo prazo.

As grandes empresas que conseguem operar com agilidade são as que se mantêm estáveis ​​em setores economicamente conturbados ou apresentam desempenho superior a seus concorrentes.

A combinação de tamanho e flexibilidade é a característica definidora daqueles preparados para o sucesso e a adaptação do modelo de trabalho é a chave para esse sucesso.

Para isso, optar por um framework de referência e um bom apoio consultivo capaz de acelerar sua adoção tornam-se fundamentais para vencer nessa jornada.

Transformação com SAFe

O “14th annual State of Agile”, publicado pela Digital.ai, entrevistou mais de 40 mil pessoas, entre executivos, praticantes e consultores em agilidade ligados empresas de diferentes portes e segmentos de mercado.

No relatório desse ano, considerando um cenário onde adoção de práticas ágeis precisa envolver todas as partes da organização, o Scaled Agile Framework® continua sendo o caminho para adoção de ágil em escala mais popular entre os entrevistados (35% este ano em comparação com 30% no ano passado).

Além disso, a utilização do SAFe® representa mais que o dobro do framework que aparece na segunda posição.

E, se o assunto é SAFe®, porque não entrar em contato com a única Scaled Agile GOLD Partner 100% brasileira, a ADAPTWORKS.

Somos os responsáveis por trazer ao Brasil os serviços oficiais do framework no ano de 2013.

Agende uma visita com o nosso time de serviços de consultoria em transformação Lean-Ágil.

Gostou do nosso artigo sobre Tendências Tecnológicas? Já está pensando em 2021? Compartilhe e deixe seus comentários.

“Não basta saber, é preferível saber aplicar. Não é o bastante querer, é preciso saber querer.” – Johann Goethe

FONTES:

Panetta, Kasey – Gartner Top Strategic Technology Trends for 2021 – Disponível em: https://www.gartner.com/smarterwithgartner/gartner-top-strategic-technology-trends-for-2021/

IBM Institute for Business Value – COVID-19 and the future of business – Disponível em: https://www.ibm.com/thought-leadership/institute-business-value/report/covid-19-future-business

Marcelo Paiva

Enterprise Agile Coach e trainer, apoio a clientes na execução de estratégia de transformação. Experiência em TI, tendo atuado como analista de sistemas, líder de equipe, gerente de projeto, gestor de serviços e consultor em estratégia. Certificado SPC - SAFe Program Consultant, KMP I, Professional Scrum Master, Professional Product Owner e Management 3.0.

Este post tem 2 comentários

    1. Noel Portugal

      Que bom que gostou Demóstenes. Grande abraço!

Deixe uma resposta