Icebreaker ou “quebra-gelo” é uma técnica de facilitação para ativar a comunicação em um grupo, mas ela pode ir muito além. Você costuma fazer atividades em grupo para estimular a criatividade e a escuta? 

Então fique aqui e aprenda a fazer essa dinâmica que é super simples e divertida. 

A ideia é criarmos uma história (enredo) juntos e você pode utilizar como Team Building ou Icebreaker dependendo da proposta do encontro que virá na sequência. 

Como funciona 

Como funciona

Você vai precisar de uma pequena introdução, algo que permita às pessoas continuar dali em diante. Separei algumas sugestões aqui para instigar a sua criatividade: 

Pessoal, liguei a TV e estava tocando aquela música aterrorizante do plantão de notícias, e o repórter anunciou que… 

Fui no shopping hoje com a minha esposa e de repente vi uma multidão aglomerada na porta de uma loja e quando olhei melhor eu vi… 

Estava tudo tranquilo na reunião, aliás já estávamos quase encerrando, quando de repente bateram na porta e gritaram… 

Tudo bem até aqui? 

REGRAS DO ICEBREAKER

Regras

Bom, são 4 regras são bem simples e você pode mudar o que quiser ? 

Regra #1

O facilitador lê o enunciado e passa a palavra para que alguém complemente mais uma parte da história, traga novos elementos, e também faça a sua deixa para o próximo. 

Para criar este momento para a deixa você já pode combinar algumas expressões como, por exemplo: 

– E então.. 

– Mas aí… 

– E de repente… 

– E sabe o que aconteceu? 

– Aí ela(e) disse 

– Quando eu vi aquilo… pensei… 

Regra #2

Combine previamente como a próxima pessoa para complementar a história será chamada: a pessoa que quiser falar pode levantar a mão, a pessoa que terminou de falar pode convidar alguém, pode ser uma fila, o que você preferir. Só esteja atento a criar alguma regra onde todos possam falar. Isto evitará alguns problemas durante o Icebreaker. 

Regra #3

Todos devem ter a chance de falar ao menos 1 vez. O jogo só pode acabar depois que todos tiveram a sua chance de falar. 

Regra #4

A história precisa de um desfecho. Seja ele qual for… ? 

No fechamento você pode pedir para alguém recapitular toda a história trazendo as pitadas dos membros do time. 

Icebreaker

Se você estiver em um ambiente físico com a presença de todos peça para as pessoas ficarem de pé, faça uma fila, use uma bola de tênis para chamar alguém para complementar a história, etc… ai é com você, combinado? 

É isso! O Icebreaker é uma técnica simples e leve que demanda uma boa escuta e desafia a nossa criatividade. Conheça também a técnica da Árvore para promover conexão entre pessoas e a identidade do time.

Fico aqui esperando você contar como foi a sua experiência. 

Abraços e até uma próxima! 

Diego Bonilha

Sou formador oficial da ICAgile na trilha Agile Coaching Expert e SPC (SAFe Program Consultant) oficial. Tenho experiência como desenvolvedor, líder, gerente de projetos e Scrum Master. Agilidade em escala e novos modelos de gestão em um mundo em constante evolução são assuntos que me fascinam e por isso busco. apoiar a mudança organizacional das grandes empresas em diferentes níveis

Deixe um comentário