Os valores do Scaled Agile Framework (SAFe) são chave para a sua eficácia. Você sabe quais são e o que isso representa? É o que a gente vai mostrar. Confira!

Estes são os 4 valores do Scaled Agile Framework: alinhamento, qualidade embutida, transparência e execução de programa. Entenda o que cada um deles quer dizer!

Vamos começar pelo alinhamento, termo que não foi dado à toa. Veja o exemplo de um carro: se ele está desalinhado, os problemas crescem, você não consegue controlar direito… E a coisa desanda de vez. Com uma empresa, é a mesma coisa! Por isso, alinhar é importante para que as mudanças sejam ágeis, gerando forças disruptivas e equipes bem distribuídas.

alinhamento
ALIGNMENT

Apoiado por linhas claras de autoridade de conteúdo, o alinhamento demanda estratégia e decisões de investimento no nível do portfólio, se refletindo em temas estratégicos, visão e backlog do portfólio e resultados do orçamento, com a cadência e sincronização – que começa com a PI Planning, ponto principal de alinhamento – para que esteja tudo certo.

qualidade
BUILT-IN QUALITY

Outro ponto fundamental é a qualidade embutida – ou seja, ela já deve vir junto com o produto entregue. Ela garante que cada elemento e incremento da solução reflitam os padrões em todo ciclo de vida do desenvolvimento. E construir essa qualidade é fundamental para garantir o sucesso da organização, pois evita o retrabalho e a lentidão do ritmo.

Usando o conceito segundo o qual “ninguém pode consertar um segredo”, a transparência é listada como uma questão sine qua non entre os valores do Scaled Agile Framework. Só agindo com integridade, em especial nos momentos de crise, é possível confiar na empresa e no seu trabalho.

transparencia
TRANSPARENCY

A confiança contagia, de forma positiva, inclusive o ambiente, que se torna mais divertido e produtivo quando existe a certeza da transparência.

execução
PROGRAM EXECUTION

Mas de que isso tudo adianta se o SAFe não for implementado? Pois este é o quarto ponto: executar o programa! Por isso, existe um grande foco nos sistemas de trabalho e nos resultados. Com os outros três itens essenciais, isso fica mais fácil: dá mais tempo para pensar na execução.

Gostou dos 4 valores do Scaled Agile Framework? Fique ligado no blog da Adaptworks e acompanhe outros artigos sobre o SAFe!

Diego Bonilha

Sou formador oficial da ICAgile na trilha Agile Coaching Expert e SPC (SAFe Program Consultant) oficial. Tenho experiência como desenvolvedor, líder, gerente de projetos e Scrum Master. Agilidade em escala e novos modelos de gestão em um mundo em constante evolução são assuntos que me fascinam e por isso busco. apoiar a mudança organizacional das grandes empresas em diferentes níveis

Deixe uma resposta