Enterprise Agile Coach: Profissional com muita experiência em processos de transformação ágil, que trabalha em conjunto com a alta cúpula da empresa, provendo suporte para mudanças que envolvam as estratégias de adoção do ágil de forma corporativa.

Trabalhar na transformação de uma empresa é o principal desafio e, portanto, a maior recompensa de um profissional Enterprise Agile Coach.

Não é à toa que suas competências se voltam a um público um pouco diferente do Agile Coaching – enquanto este é voltado a um grupo pequeno de indivíduos, o Enterprise tem um olhar macro, trabalhando com a alta liderança da organização.

O Enterprise Agile Coach consegue ter uma visão de toda a organização e toda transformação que está ocorrendo. É o Enterprise que tem a maestria de trabalhar com a transformação e levar o mindset ágil para as lideranças.

E, estar entre diretores, CEOs e presidentes das empresas requer uma série de competências específicas para que um bom trabalho seja realizado. E são sobre elas que vamos falar agora:

Coaching

Coaching

Capacidade de atuar como coach, com o interesse do cliente,
determinando a direção, em vez da experiência ou opinião do treinador.


Facilitação

Facilitação

Capacidade de facilitar o processo de descoberta do indivíduo, da equipe ou da organização, mantendo seu propósito e definição de sucesso.


Mentoria

Mentoria

Capacidade de transmitir a experiência, o conhecimento e a orientação para ajudar a crescer outros nos mesmos domínios de conhecimento ou similares.


Aprendizado

Aprendizado

Capacidade de oferecer o conhecimento certo, no momento certo, ensinado da maneira correta, para que indivíduos, equipes e organizações interajam e usem o conhecimento para seu melhor benefício.


Praticante Lean-Ágil

Lean Ágil

Capacidade de aprender e entender profundamente estruturas ágeis e princípios Lean, não apenas no nível de práticas, mas também no nível dos princípios e valores que fundamentam as práticas que permitem a aplicação adequada, bem como a inovação.


Maestria Técnica

Maestria Técnica

Capacidade de “sujar as mãos” arquitetando, projetando, codificando, testando engenharia ou realizando alguma outra prática técnica, com foco em promover o artesanato técnico através do exemplo e ensino por fazer.


Maestria empresarial

Maestria Empresarial

Capacidade de aplicar frameworks de estratégia de negócios e gestão, técnicas de inovação de produtos, seis sigma ou outras abordagens de gestão de processos de negócios e outras técnicas que se relacionam com a inovação no domínio empresarial.


Maestria de Transformação

Maestria de Transformação

Capacidade de facilitar, catalisar e – conforme apropriado – liderar mudanças e transformações organizacionais. Essa área se baseia na gestão de mudanças, cultura organizacional, desenvolvimento de organizações, pensamento de sistemas e outras ciências comportamentais.

E então, gostou de conhecer as principais competências do Enterprise Agile Coach?

Deixe seus comentários.

Diego Bonilha

Sou formador oficial da ICAgile na trilha Agile Coaching Expert e SPC (SAFe Program Consultant) oficial. Tenho experiência como desenvolvedor, líder, gerente de projetos e Scrum Master. Agilidade em escala e novos modelos de gestão em um mundo em constante evolução são assuntos que me fascinam e por isso busco. apoiar a mudança organizacional das grandes empresas em diferentes níveis

Deixe um comentário