O Design Thinking no SAFe (Scaled Agile Framework) preserva as mesmas características do seu conceito original que é descrito como um processo de descoberta e desenho de solução interativa que promove uma abordagem holística centrada nas dores do cliente. 

O objetivo é criar produtos que sejam desejáveis (os clientes querem a solução?), viável (é preciso gerar mais valor do que custo) e sustentável (a solução deve levar em conta o ciclo de vida esperado do produto e do mercado).

O Design Thinking no SAFe se concentra nos problemas mais aparentes.

O processo

Sabendo que o foco está em explorar o problema antes de criar soluções, precisamos então entender este problema. Isso ocorre seja por meio de pesquisas de mercado e de usuários, de maneira a identificar quais são as necessidades que não foram atendidas. Nesta fase, as pesquisas representam ainda uma forma de encontrar outras oportunidades impulsionando a inovação.

Em seguida vem a definição. Esta etapa se concentra em informações coletadas durante a descoberta. Aqui os resultados podem incluir personas e mapas de empatia que levam aos tipos de soluções que o cliente deseja. 

Após completar essas fases, aí parte-se para a próxima etapa que consiste em projetar a solução.  Aqui temos o desenvolvimento que utiliza informações do mapa de jornada do cliente, mapa de história e a prototipagem – que visa soluções criadas de forma rápida e econômica. 

Esta é a etapa que abrange o princípio número 3 do SAFe, que consiste em “assumir variabilidade”, ou seja, utilizar as técnicas de design para preservar as opções de maneira responsável. 

Já a fase de entrega geralmente começa na prototipagem e a solução/ melhoria do produto vai ocorrendo continuamente.

Gostou desse conteúdo? Fique atento às atualizações do nosso blog e siga os conteúdos sobre Design Thinking no SAFe no site da própria Scaled Agile.

Marcelo Paiva

Enterprise Agile Coach e trainer, apoio a clientes na execução de estratégia de transformação. Experiência em TI, tendo atuado como analista de sistemas, líder de equipe, gerente de projeto, gestor de serviços e consultor em estratégia. Certificado SPC - SAFe Program Consultant, KMP I, Professional Scrum Master, Professional Product Owner e Management 3.0.

Deixe um comentário