Uma cadeia de valor estabelece uma série de etapas de uma empresa em busca de soluções que irão fornecer um fluxo contínuo de valor para o cliente. Pode ser considerada ainda como a compreensão, organização e entrega de valor.

Cada fase desta cadeia tem uma longa duração e é usada para criar, desenvolver ou entregar valor por meio das soluções, que podem ser produtos, serviços ou sistemas.

No SAFe, trabalha-se com dois tipos de cadeia de valor: o operacional, que aborda as etapas e pessoas que entregam valor ao usuário final usando as soluções criadas pela fase de desenvolvimento; e a cadeia de desenvolvimento, que têm as etapas e pessoas envolvidas no desenvolvimento de soluções criadas pelos fluxos de valor operacional.

A organização do time em cadeias de valor ocorre para acelerar o tempo de valorização (ou mercado). E isso é feito otimizando o fluxo de valor como um todo. Com esta organização, é possível visualizar as etapas de trabalho para produzir soluções e oferecer benefícios.

Nesta fase, é possível gerenciar e minimizar impactos, como menos transferências e atrasos, o que permite que as equipes atuem com tamanhos menores de demandas.

Todo esse trabalho é organizado e monitorado por um coordenador que conhece as fases da cadeia de valor e consegue alinhar cada uma delas aos valores da empresa.

CADEIA DE VALOR Na prática

Para visualizar de maneira prática, vamos imaginar os serviços de uma empresa que vende benefícios para outras empresas como, por exemplo, o cartão alimentação.

Então temos: a empresa que contrata o benefício e, em seguida, faz o pedido deste benefício para os colaboradores. A empresa que oferece o serviço recebe a demanda e a próxima etapa, é distribuir o crédito nos cartões dos beneficiários. Depois disso, o cartão é enviado e, por último, o beneficiário faz o desbloqueio.

Existe toda uma rede por trás desse serviço para que cada etapa ocorra de maneira correta, como os vendedores, que fazem as simulações de vendas e calculam as taxas; a produção do cartão; a logística de entrega dos cartões e o atendimento e mobile para desbloqueio dos cartões.

Todo esse fluxo envolve pessoas, times e sistemas para que o serviço seja entregue da melhor maneira, atendendo as expectativas da empresa que contratou e do colaborador que recebe o benefício. O funcionamento correto de cada uma dessas fases gera valor para a empresa que oferece o serviço.

Se você tem interesse no tema e gostaria de adquirir mais experiência no assunto, então não deixe de conhecer esse Treinamento Prático que criamos para você Identificar Cadeias de Valor em sua organização.

Diego Bonilha

Sou formador oficial da ICAgile na trilha Agile Coaching Expert e SPC (SAFe Program Consultant) oficial. Tenho experiência como desenvolvedor, líder, gerente de projetos e Scrum Master. Agilidade em escala e novos modelos de gestão em um mundo em constante evolução são assuntos que me fascinam e por isso busco. apoiar a mudança organizacional das grandes empresas em diferentes níveis