As cerimônias do Kanban permitem visualizar melhor o andamento do trabalho e identificar possíveis entraves para o andamento das demandas, melhorando o fluxo dos processos.

Veja as 3 principais cerimônias do Kanban: Cadências de reabastecimento (replenishment meeting), Workflow Kanban Meeting e Flow Review. Vamos explicar um pouco de como cada uma delas funciona. 

CADÊNCIA DE REABASTECIMENTO

A cadência de reabastecimento permite que as equipes dos serviços selecionem as demandas e reabasteçam a coluna “próximo a iniciar” para que não fiquem sem trabalho no próximo período. Geralmente, é uma cadência que envolve reuniões semanais ou quinzenais, que duram até 30 minutos. 

WORKFLOW KANBAN

Já a Workflow Kanban Meeting envolve as equipes do serviço em uma conversa colaborativa sobre o status do trabalho, filas entre os estágios e problemas que afetam o fluxo de trabalho. Esta cadência tem reuniões semanais, com até 50 pessoas, durando no máximo, 20 minutos. 

No caso de organizações mais maduras, elas podem apenas discutir os itens que estão bloqueados no board e não discutir todos os tickets. Durante a Kanban Meeting, deve-se lembrar de gerenciar o trabalho e não os trabalhadores.

Nesta etapa, os problemas identificados são resolvidos após a reunião por membros da equipe por meio de conhecimentos e habilidades relevantes.

FLOW REVIEW

Por fim, a Flow review desenvolve uma compreensão quantitativa inicial do serviço prestado, facilitando o planejamento do trabalho e melhorando a previsibilidade. As reuniões ocorrem duas vezes por mês, com até 30 minutos de duração e não precisam de toda a equipe.

Para a Flow Review são necessários alguns dados como: distribuição da demanda por tipo de trabalho, intervalo de tempo do bloqueador por causa, intervalo de defeito e tempo de retrabalho por causa e itens de trabalho por idade. 

Gostou do tema, veja também sobre as métrica do Kanban, acesse: 

Principais métricas do Kanban 

Rodrigo Costa

Atuo diretamente na transição e experimentação ágil em diferentes organizações. Experiência profissional em TI em diversos segmentos, minhas principais certificações: SPC4 (SAFe Program Consultant), SAFe Agilist (SA), SSM e POPM pela Scaled Agile; ICP (Instructor Authorization) e Certified Agile Professional pela ICAgile.

Deixe um comentário