A bola da vez agora é o agente de mudanças, acompanhe o post para entender mais sobre esse perfil tão importante para as organizações nos dias de hoje.

A pandemia do novo coronavírus acelerou uma série de mudanças em todo o mundo e as organizações não ficaram de fora desse novo contexto. São transformações que já vinham ocorrendo, mas que se intensificaram nos últimos dois anos para atender às necessidades do mercado.

Todo esse cenário de mudança faz com que os conceitos de métodos ágeis sejam ainda mais urgentes para as empresas que querem alavancar seus negócios e se manterem competitivas. E um profissional importante para acompanhar e/ou implementar essas transformações dentro das organizações é o agente de mudanças.

Ele possui características específicas, como clareza organizacional para promover o desenvolvimento de times e, consequentemente, das empresas. Entre os pontos que um agente de mudanças precisa gerenciar estão: o fato de mostrar a importância das organizações serem mais flexíveis e de levar todo o conceito de transformação até os mais altos níveis da organização.

Este profissional precisa ter ainda outras características, como a empatia, além de entender de complexidade e ser uma pessoa solucionadora de problemas, ou seja, mais do que simplesmente apontá-los, o agente de mudanças deverá ter a capacidade de resolvê-los. Ele ainda precisa compreender pessoas e equipes e ter conhecimento sobre gestão de mudanças, liderança e organização como um todo.

Dentro desse contexto existem alguns detalhes fundamentais que são desejados para o agente de mudanças, como a comunicação, onde é preciso entender como levar a mudança ao nível organizacional; a aprendizagem para conduzir toda a empresa para este processo; facilitação e orientação de grandes times.

Esses profissionais devem ter maestria no negócio que está sendo transformado e também conhecimento para que esta mudança seja possível e gere resultados promissores para a organização.

E então, o que você achou da definição de agente de mudanças? Deixe seus comentários abaixo.

Diego Bonilha

Sou formador oficial da ICAgile na trilha Agile Coaching Expert e SPC (SAFe Program Consultant) oficial. Tenho experiência como desenvolvedor, líder, gerente de projetos e Scrum Master. Agilidade em escala e novos modelos de gestão em um mundo em constante evolução são assuntos que me fascinam e por isso busco. apoiar a mudança organizacional das grandes empresas em diferentes níveis

Deixe um comentário