A PI no SAFe

O SAFe divide a linha do tempo do desenvolvimento em uma série de iterações dentro de uma PI.

A Big Picture ilustra como uma PI é iniciada por um evento de Planejamento da PI (PI Planning) e é seguido por quatro iterações de execução, concluindo com uma iteração de Inovação e Planejamento (IP – Innovation e Planning).

Esse padrão é sugestivo, mas arbitrário, sendo que não existe uma regra fixa para quantas iterações podem existir em uma PI.

A experiência mostrou, no entanto, que uma duração de uma PI entre 8 e 12 semanas funciona melhor, com um viés em direção a durações mais curtas.

Um Trem de Soluções (Solution Train) e seus Agile Release Trains (ARTs) associados, usam a mesma cadência de PI, como mostra a figura abaixo.

PDCA no SAFe

A PI representa o ciclo PDCA de Shewhart, como mostrado na parte superior da figura acima. Ele combina o valor desenvolvido por cada time ágil em um marco significativo para medir objetivamente a solução em desenvolvimento.

Esse ciclo de aprendizado PDCA da PI é representado no SAFe pelos seguintes eventos e atividades de um ART:

  • Planejar – O evento PI Planning é a etapa de planejamento do ciclo
  • Fazer – A execução da PI
  • Checar- A demonstração do que foi feito é a verificação
  • Ajustar – A inspeção e adaptação (I&A – Inspect & Adapt) é o ajuste

Cadência e entrega sob demanda

A execução contínua de PIs fornece o ritmo para que os trens e os ativos que eles criam para crescer de forma iterativa e incremental.

Embora os trens determinem o melhor ritmo de desenvolvimento de produtos, áreas de negócios estão habilitadas a lidar com lançamentos sempre que necessário, ou conforme necessidade do mercado.

A cadência de uma PI pode ser diferente da cadência de entrega. No entanto, em algumas situações, as PI e as cadências de entrega são as mesmas, o que pode ser uma grande conveniência.

Outros ARTs podem precisar entregar mais ou menos frequentemente do que a cadência da PI.

Ainda assim, outros terão vários ciclos de lançamento independentes para os vários componentes da solução.

Executando uma PI no SAFe

Quando se trata da execução de uma PI para um único trem (ART), uma sequência de eventos ART cria um sistema de circuito fechado para manter o trem nos trilhos, conforme figura abaixo:

Eventos do Agile Release Train - ART

Cada evento do ART está descrito abaixo:

Planejamento da PI (PI Planning)

Cada PI começa com um evento de planejamento. Como o planejamento da PI ocorre em uma cadência fixa, todo o calendário de eventos de um ano, pode ser agendado com bastante antecedência.

Ao agendar os eventos de planejamento da PI com antecedência, a Organização pode reduzir o custo de viagens e logística.

Também ajuda as pessoas no trem, especialmente os proprietários da empresas, a gerenciar seus outros compromissos para garantir que possam estar presentes nesses eventos críticos.

Scrum of Scrums

O Release Train Engineer (RTE) normalmente facilita um evento semanal (ou mais frequentemente, conforme necessário) de Scrum of Scrums (SoS).

O SoS ajuda a coordenar as dependências dos ARTs e fornece visibilidade do progresso e impedimentos.

O RTE, Scrum Masters e outros (quando apropriado) se reúnem para revisar seu progresso em direção a marcos (milestones), objetivos da PI e dependências entre as equipes.

O evento tem uma duração de 30 a 60 minutos e é seguido por uma pós-reunião, onde os indivíduos que desejam aprofundar-se em problemas específicos podem sanar suas dúvidas e obter alinhamentos.

Sincronização de PO (PO Sync)

De maneira semelhante ao SoS, geralmente é mantida por Product Owners e Product Manager.

Esse evento geralmente ocorre semanalmente ou com mais frequência, conforme necessário.

A sincronização de PO também é feita de 30 a 60 minutos e seguida por uma pós-reunião para para resolver qualquer problema.

A sincronização de PO pode ser facilitada pelo RTE ou por um Product Manager.

O objetivo é obter visibilidade de quão bem o ART está progredindo para atingir os objetivos da PI , discutir problemas ou oportunidades com as Features e promover qualquer ajuste de escopo.

Feature é qualquer serviço que vá de encontro a necessidade de um stakeholder.

O evento também pode ser usado para se preparar para a próxima PI e pode incluir o refinamento do Backlog do Programa (Program Backlog) e a priorização ponderada do menor trabalho a ser executado primeiro (WSJF) antes do próximo evento de planejamento da PI.

Program Backlog é a área de espera para as próximas Features, destinadas a atender às necessidades do usuário e oferecer benefícios de negócios para um único ART.

Gerenciamento de Versão (Release Management Meetings)

Fornecem controle para todas as próximas versões, bem como a comunicação e a gestão das mesmas.

Demonstração (System Demo)

Uma demonstração dos ativos que serão entregues. É um evento quinzenal que fornece feedback das partes interessadas sobre a eficácia e a usabilidade de todos os ativos em desenvolvimento.

Essa demonstração também ajuda a garantir que a integração entre equipes em um mesmo ART ocorra regularmente, pelo menos uma vez a cada iteração.

E como “pontos de integração controlam o desenvolvimento do produto”, a demonstração é o ponto de rotina no qual o comportamento significativo e emergente do sistema ou solução completos podem ser avaliados.

Preparação para a próxima PI (Next PI Planning Event)

A preparação para a próximo PI é um processo contínuo, com três áreas de foco principais:

A preparação para a próximo PI é um processo contínuo, com três áreas de foco principais:

  • Alinhamento do gerenciamento e disponibilidade para planejar
  • Backlog e antecipação de conteúdos
  • Logística do evento – Instalações disponíveis

Como qualquer uma delas pode interferir potencialmente nos resultados e no comprometimento do planejamento da PI, é necessário um cuidado especial a cerca dos três fatores.

Inspeção e Adaptação (Inspect & Adapt)

A PI é concluída quando sua janela de tempo ou “time box” expira. Cada PI termina com uma demonstração final do sistema chamada PI System Demo.

Este é um evento digno de destaque que ilustra todos os recursos que foram realizados durante a PI.

Isso é feito como parte do evento de I&A (Inspect & Adapt), que é um período regular para refletir, aplicar técnicas de solução de problemas e executar ações de melhoria necessárias para aumentar a velocidade, a qualidade e a confiabilidade da próxima PI.

O resultado do evento de I&A é um conjunto de recursos de melhoria ou histórias que podem ser adicionadas à lista de pendências para o próximo planejamento da PI.

Dessa maneira, todo ART melhora cada PI.

PI para Trens de Solução (Solution Trains)

Os trens de soluções (Solution Trains) têm eventos e atividades adicionais importantes, que trazem um foco semelhante ao desenvolvimento e fornecimento bem-sucedidos de grandes soluções empresariais. São descritos a seguir:

Pre & Post – PI Planning: Os eventos de planejamento pré e pós PI, são usados ​​para a preparação e coordenação do planejamento da PI para vários ARTs e fornecedores em um trem de soluções.


Solution Increment e Solution Demo: Durante a PI, os ARTs criam vários incrementos de valor, que crescem dentro das Capabilities da solução. As novas Capabilities devem ser projetadas, desenvolvidas, testadas e validadas holisticamente, juntamente com as Capabilities existentes da solução.

Capability é um comportamento de solução de nível superior que normalmente abrange vários ARTs. As Capabilities são dimensionados e divididos em várias Features para facilitar sua implementação em uma única PI.

Você pode ter uma visão melhor sobre as diferenças entre Features e Capabilities na imagem da Big Picture apresentada na configuração Large Solution do SAFe.

Solution Train Inspect and Adapt: No final da PI, um evento adicional de I&A pode ser necessário no nível da configuração do SAFe Large Solution. Segue o mesmo formato da I&A para o ART.

Gostou do nosso texto sobre PI no SAFe? Deixe seus comentários. Até mais!

Este texto é uma tradução e adaptação do texto da ©Scaled Agile Inc.

Adaptworks

@Adaptworks

Leave a Reply